Após aprovação nos exames médicos, realizados em Portugal na última quarta-feira, Neymar desembarca em Paris nesta sexta-feira
Após aprovação nos exames médicos, realizados em Portugal na última quarta-feira, Neymar desembarca em Paris nesta sexta-feira | Foto: Movenoticias/AFP



PARIS - O Barcelona anunciou na quinta-feira (3) que recebeu o pagamento de 222 milhões de euros (R$ 824 milhões) que liberam Neymar para o PSG. O valor equivale à multa rescisória estabelecida pelo clube catalão para consumar a liberação do jogador.
Com o pagamento, o brasileiro vira o jogador mais caro da história do futebol mundial. Ele custou mais que o dobro do segundo mais valioso, o francês Paul Pogba, do Manchester United.
"Eu estou extremamente feliz em me juntar ao Paris Saint-Germain", afirmou Neymar Jr em nota após assinar seu contrato com o PSG. "Desde que cheguei à Europa, o clube sempre foi um dois mais competitivos e ambiciosos. E o maior desafio, o que mais me motivou a me juntar aos meus novos companheiros foi ajudar o clube a conquistar os títulos que sua torcida quer. A ambição do Paris Saint-Germain me atraiu para o clube, junto com a paixão e energia que isso trouxe. Eu joguei na Europa por quatro temporadas e eu me sinto pronto para aceitar este desafio. A partir de hoje, eu farei tudo para ajudar meus novos companheiros, abrindo novos horizontes para o meu clube e levando felicidade aos milhões de colaboradores ao redor do mundo", completou.
O contrato com o clube francês tem duração de cinco anos, até 30 de junho de 2022.
"Neymar, atualmente, é um dos melhores jogadores de futebol do mundo. Sua mentalidade vencedora, força de caráter e senso de liderança o tornou um grande jogador. Ele trará uma energia muito positiva ao clube. Em seis anos, nós construímos um projeto muito ambicioso que já nos levou ao nível mais alto do futebol nacional e europeu", afirmou Nasser Al-Khelaifi, presidente do Paris Saint-Germain.
O clube de Paris confirmou a negociação em uma nota na sua página oficial. Neymar deverá se apresentar nesta sexta-feira (4), em Paris. O atacante usará a camisa 10 da equipe, que já conta com os brasileiros Daniel Alves, Thiago Silva, Lucas e Marquinhos.
A confirmação do pagamento ao Barcelona aconteceu após um imbróglio envolvendo a Liga de clubes da Espanha. A entidade que representa as equipes do país e que organiza o Campeonato Espanhol disse que não aceitaria o depósito que seria feito pelos representantes de Neymar. A Liga declarou que a transação tinha ultrapassado o teto de gastos dos times europeus estipulado pela UEFA.
Depois disso, porém, o Barcelona confirmou que o negócio foi feito. "Na tarde desta quinta-feira, representantes legais de Neymar Jr. visitaram pessoalmente os escritórios do clube e fizeram o pagamento de 222 milhões de euros em nome do jogador com relação ao término do contrato que unia as duas partes", afirmou o Barcelona em comunicado.
"Assim, o clube encaminhará para a Uefa os detalhes da operação supracitada para que se possam determinar as responsabilidades disciplinares que podem surgir deste caso", complementou a nota da agremiação.