São Paulo – O Avaí bem que lutou muito, criou oportunidades, mas não conseguiu vencer o Santos no domingo (3), no estádio da Vila Belmiro. O empate em 1 a 1, pela 38ª e última rodada, rebaixou o time catarinense à Série B do Campeonato Brasileiro em 2018 e, de quebra, deixou o clube paulista em terceiro, atrás do Palmeiras, que ficou com uma premiação maior.

O Avaí precisava da vitória para ir a 45 pontos e torcer para que dois dos concorrentes na luta contra o rebaixamento perdessem. Vitória e Coritiba foram derrotados, mas o empate com o Santos deixou o time catarinense na 18ª colocação, com 43 pontos. Assim como o Atlético-GO, o Avaí não consegue se manter ao menos um ano na elite do futebol nacional e volta à Série B.

O Santos contava com derrotas de Palmeiras e Grêmio para ser vice-campeão e ser premiado com R$ 11,3 milhões. Os dois times perderam, mas o Santos ficou em terceira e levou R$ 7,7 milhões.

O gol santista foi aos 30, quando Matheus Jesus deu bela enfiada para Copete, que aproveitou a saída estabanada do goleiro Douglas para abrir o placar. Um minuto depois o Avaí chegou ao empate com Pedro Castro, que acertou uma bomba, no ângulo de Vanderlei.

O Avaí ainda tentou se lançar ao ataque na segunda etapa, mas sem competência. No fim, foi mesmo rebaixado.