Enquanto rival se manteve estável no Brasileiro, LEC chegou a ficar sem divisão e agora tenta terceiro acesso
Enquanto rival se manteve estável no Brasileiro, LEC chegou a ficar sem divisão e agora tenta terceiro acesso | Foto: Gustavo Carneiro



A reta final da Série B proporcionou uma disputa direta entre os rivais Londrina e Paraná Clube por uma vaga no G4 do Brasileiro. Separados por apenas dois pontos, os paranaenses brigam com o Oeste pela última vaga para a Série A em 2018. A ascensão de um dos dois pode colocar o Estado do Paraná novamente com três equipes na Primeira Divisão, algo que aconteceu pela última vez em 2005.

O Tricolor é o único que depende apenas das suas próprias forças, por ser o quarto colocado, com 60 pontos. O Tubarão é o quinto, com 58, a mesma pontuação do time paulista, que perde no número de vitórias em relação ao Alviceleste e por isso é o sexto.

A disputa entre LEC e Paraná traz à tona uma realidade diferente entre os clubes nas últimas temporadas. Enquanto o Londrina conseguiu galgar degraus importantes com seguidos acessos após amargar anos no ostracismo, sem vaga em nenhuma competição nacional, o Tricolor se estabilizou na Série B desde a sua queda em 2007, mas, com exceção desta temporada, sempre terminou longe dos primeiros colocados e com poucas aspirações de acesso. A melhor campanha foi em 2010, com um sétimo lugar.

O técnico Claudio Tencati ressaltou a importância deste momento para o futebol paranaense e revelou que até chegou a torcer para o rival quando o Londrina esteve distante das primeiras posições. "Nem vejo como uma concorrência entre os clubes. Quando tínhamos poucas chances de subir, até fiquei na torcida por eles por entender que tinham merecimento. Mas agora estamos na briga e também queremos a vaga", frisou.

Imagem ilustrativa da imagem Na reta final da Série B, 'novato' Londrina desafia 'experiente' Paraná



Na penúltima rodada, no sábado (18), o LEC recebe o líder América Mineiro e o Paraná encara o CRB em Maceió. "Gostaria que fosse uma situação diferente, com a possibilidade de subirem os dois porque seria muito bom para o nosso Estado ter quatro equipes na Série A", afirmou o comandante alviceleste. "O trabalho que está sendo feito no Londrina tem motivado outros clubes do interior a se organizar, veja o caso do Operário. Quanto mais equipes tivermos em divisões nacionais, será maravilhoso."

Além da grande reação nesta reta final – 24 pontos conquistados nas últimas dez rodadas –, o torcedor alviceleste tem motivos para acreditar no acesso, já que o clube sempre tem chegado entre os primeiros nas competições que participa. Tem sido assim desde 2013, quando voltou a jogar a Série D, passando pelos acessos e pelos títulos paranaense de 2014 e da Copa da Primeira Liga.

"O Londrina merece subir porque sempre foi um time que chegou brigando entre os primeiros em todas as competições e vem crescendo ano a ano. É um clube que sempre pagou em dia e honrou seus compromissos, por mais dificuldades que existam", ressaltou o lateral Lucas Ramon.