Time garantiu uma das oito vagas para o Super 16 no próximo ano, quando enfrentará os melhores do País
Time garantiu uma das oito vagas para o Super 16 no próximo ano, quando enfrentará os melhores do País | Foto: Saulo Ohara/19-08-2017



Formada por atletas de Londrina, Maringá, Ibiporã, Faxinal e também por integrantes da cidade paulista de Assis, a equipe Pé Vermelho Rugby fez história no último final de semana ao bater o Rio Branco, em Cotia (SP), por 85 a 0, e se tornar a primeira equipe do interior do Estado do Paraná a garantir uma vaga na elite do rúgbi nacional para a disputa do Super 16 no ano que vem.

Com a vitória, o vice-líder do Grupo A chegou aos 15 pontos em seis partidas e ainda pode ser ultrapassado pelos Templários, de São Bernardo do Campo (SP), que tem a difícil missão de enfrentar no último jogo, fora de casa, o Band Saracens, dono da melhor campanha na Taça Tupi, a segunda divisão do rúgbi nacional. A partida será realizada no próximo sábado (23) em São Paulo. Mesmo se os Templários surpreenderem o líder e chegarem ao segundo lugar, a equipe Pé Vermelho garante uma das oito vagas para a elite como o terceiro colocado com melhor campanha entre os três grupos da competição.

O treinador do time vermelho e branco, William Paredes Heckler, afirmou que a união das cidades foi fundamental para fortalecer a equipe na disputa da Taça Tupi. "Os melhores atletas de cada localidade foram selecionados e isso ajudou muito o time, que ganhou com a qualidade dos jogadores. Atualmente, o elenco tem aproximadamente 50 atletas", informou. Além disso, o Pé Vermelho tem cerca de 200 atletas nas categorias de base e equipe feminina, que fez partidas amistosas nas preliminares dos jogos do time principal na Taça Tupi.

Heckler adiantou que a preparação para jogar pela primeira vez o principal campeonato nacional começa já no próximo mês, quando o Pé Vermelho começa a disputar o circuito estadual de Seven. Os dois primeiros colocados no Paranaense garantem vagas no Brasileiro da modalidade olímpica do rúgbi, disputada por equipes de sete jogadores, tempos menores, mas no campo com as mesmas dimensões da modalidade principal.

O treinador comentou que o Super 16 será composto por equipes do Sul e Sudeste. Além do Pé Vermelho, o Curitiba Rugby também representa o Paraná. "Já contamos com parcerias com as prefeituras e com o Ministério do Esporte. Nossa expectativa é manter esses recursos e os patrocinadores para o próximo ano para a disputa contra as melhores equipes do País", acrescentou.