Partida com arbitragem polêmica em 2013 acabou com confusão na saída do Estádio do Café
Partida com arbitragem polêmica em 2013 acabou com confusão na saída do Estádio do Café | Foto: Anderson Coelho/03-03-2013



A Promotoria de Defesa do Consumidor impetrou uma ação civil pública para que a partida entre Londrina e Coritiba, nesta quarta-feira (29), no Estádio do Café, seja disputada com torcida única. A solicitação do Ministério Público se baseou em informações e dados da Polícia Militar, levando em conta o histórico de confusões entre as torcidas dos dois clubes nos últimos anos. Até o fechamento desta edição, a liminar solicitada ainda não havia sido apreciada pela Justiça.

De acordo com o promotor Miguel Sogaiar, autor da ação, o comando da PM em Londrina apresentou diversos fatos graves que aconteceram nos últimos duelos no Café, como confronto de torcedores, apedrejamento de ônibus, furtos e saques em estabelecimentos comerciais e até torcedor baleado. "Decidimos impetrar esta ação como uma prevenção e para evitar novos problemas aos torcedores e consumidores", afirmou o promotor público.

A rivalidade entre Londrina e Coritiba se acirrou a partir de 2013, quando os times decidiram o primeiro turno do Campeonato Paranaense, com mais de 30 mil pessoas no Café. Na ocasião, o Coxa venceu por 1 a 0 e o LEC reclamou de três pênaltis não marcado pelo árbitro Felipe Gomes da Silva. Ao final do jogo, houve tumulto entre torcedores do lado de fora do estádio.

Segundo Miguel Sogaiar, não é intenção do MP tornar este tipo de ação uma regra no futebol do Paraná, como já acontece em clássicos em São Paulo e Rio de Janeiro. "Este é um fato localizado e não significa que tem que ser assim em outros jogos. Os argumentos e fatos apresentados nos levaram a esta medida pontual", frisou.

O promotor reconheceu, porém, que em virtude do pouco tempo para a realização da partida, a liminar pode não ser aceita pela Justiça e neste caso, de acordo com Sogaiar, a PM montou um esquema especial de segurança para evitar novos problemas. "Haverá acompanhamento dos ônibus dos torcedores desde a chegada até a saída e um esquema para evitar que as torcidas se encontrem nas imediações do estádio", garantiu. (L.F.C.)