Neste sábado (9), as atletas da Ginástica Rítmica (GR) da Unopar, em parceria com a Fundação de Esportes de Londrina (FEL), farão uma Noite de Gala no Ginásio de Esportes Moringão para comemorar os títulos conquistados neste ano. No dia, serão feitas várias apresentações artísticas e participações especiais. O evento começa às 20 horas, aberto à comunidade. A entrada é um quilo de alimento não perecível, que será doado a uma instituição beneficente.

O evento faz parte da "V Clínica Internacional de Ginástica Rítmica", curso com duração de três dias oferecido para treinadoras e ginastas de diversas regiões do Brasil, organizado pela Tangra Eventos Esportivos, em parceria com a Federação Paranaense de Ginástica e Unopar. Durante os dias 7, 8 e 9 o curso será ministrado pela ucraniana e medalhista Natália Godunko, que já foi finalista nos Jogos Olímpicos de Atenas (2004) e Pequim (2008).

No sábado (9), a Festa de Gala contará com apresentações das crianças do projeto de iniciação da Unopar e demonstrações das campeãs brasileiras e sul-americanas de 2017, Thais Santos, Amanda Santos, Heloísa Bornal e participação de Natália Godunko.

Conquistas - Neste ano, a Ginástica Rítmica da Unopar conquistou títulos importantes em várias categorias e competições. O projeto de iniciação é beneficiado pelo Programa de Incentivo para a Realização de Projetos Esportivos da FEL, com recursos do Fundo Especial de Incentivo a Projetos Esportivos (FEIPE).

A equipe da Unopar participou do Campeonato Brasileiro realizado em Florianópolis, no final de novembro, em três categorias: pré-infantil, infantil e juvenil. A equipe pré-infantil (9 e 10 anos) ficou em 4º lugar geral. A coordenadora do Curso de Educação Física e responsável pela equipe de GR, Márcia Aversani, considera o resultado foi bem interessante.

Como conjunto, a equipe infantil foi vice-campeã brasileira e ainda foi medalha de prata na final do aparelho corda. A equipe juvenil também ficou em 2º lugar, mas tiveram bons resultados na final: ganharam medalha de ouro no aparelho corda e nas maças. Parte da equipe também se destacou nos Jogos da Juventude do Paraná, onde foram campeãs.

As ginastas Nicole Pircio e Maria Luiza Gomes, da equipe juvenil, estão agora em Aracaju, no Centro de Treinamento de Ginástica Rítmica, da Confederação Brasileira de Ginástica. Elas fazem testes para participar da seleção brasileira de conjuntos, que tem como principal objetivo conquistar vaga nos Jogos Olímpicos de 2020, em Tóquio 2020.

Segundo Marcia, o ótimo desempenho alcançado em 2017 é resultado de um trabalho sério e intenso. "Realizamos este trabalho desde quando elas entram no projeto, ainda crianças. Mas, o apoio da comunidade também é fundamental para incentivar e estimular novas conquistas, por isso reforço o convite para as pessoas comparecerem ao evento desde sábado", ressaltou.