O Real Madrid de Cristiano Ronaldo busca reabilitação após derrota na última rodada
O Real Madrid de Cristiano Ronaldo busca reabilitação após derrota na última rodada | Foto: Pierre-Philippe Marcou/AFP



Paris - O Monaco e o Borussia Dortmund, em situações complicadíssimas, têm a obrigação de derrotar Leipzig e Tottenham, nesta terça-feira (21), pela quinta rodada da fase de grupos da Liga dos Campeões, para manter alguma esperança de classificação às oitavas de final.

No grupo G, a equipe do Principado, semifinalista da competição na edição passada, já não tem o destino nas próprias mãos e precisa vencer o Leipzig e torcer por um tropeço do Porto, que enfrenta fora de casa o Besiktas, líder da chave. Caso este cenário se confirme, o Monaco decidiria a vaga nas oitavas na última rodada num confronto direto contra o Porto, em Portugal.

O Borussia vive situação ainda mais complicada no grupo H. O clube alemão tem quatro pontos, três a menos que o Real Madrid, e está a seis do líder Tottenham. Com isso, caso Cristiano Ronaldo e companhia vençam também nesta terça-feira o Apoel, o Borussia estará eliminado da briga por uma vaga na próxima fase.

Em profunda crise, com apenas uma vitória nas últimas oito partidas, o Borussia precisa vencer o Tottenham para seguir sonhando com a classificação. Do lado positivo, os alemães poderão contar com sua grande estrela, o gabonês Pierre-Emerick Aubameyang, que foi suspenso de um jogo pelo próprio clube por "motivos disciplinários".

O Real Madrid viaja a Nicósia, capital do Chipre, após a dura derrota sofrida diante do Tottenham na quarta rodada (3 a 1) e o empate no fim de semana com o rival Atlético de Madrid (0 a 0) que deixou a equipe de Zinedine Zidane a dez pontos do líder Barcelona no Campeonato Espanhol. O técnico francês poderá contar com a maioria de suas estrelas, exceto o capitão Sergio Ramos, que quebrou o nariz no sábado contra o Atlético, e o galês Gareth Bale, que se recupera de lesão muscular.

O grupo E é um dos poucos em que nenhuma equipe se consolidou como favorita. O Liverpool é o líder com oito pontos, mas joga na terça-feira no estádio Ramón Sánchez-Pizjuán contra um Sevilla que tem somente um ponto a menos.

"Amanhã (terça-feira) será uma chance de certificar nosso primeiro objetivo (classificação às oitavas) diante de um grande adversário, mas em nosso campo", declarou nesta segunda o técnico do Sevilla, o argentino Eduardo Berizzo, em coletiva de imprensa. Quem também está na disputa por uma vaga neste grupo é o Spartak de Moscou, com cinco pontos, que recebe o lanterninha Maribor e pode embolar de vez a disputa pela liderança em caso de vitória.

No grupo F, quem manda é o Manchester City, que vem dominando na Champions como na Premier League e já garantiu a classificação às oitavas. O adversário desta terça-feira será o já eliminado Feyenoord. Pela segunda vaga do grupo, estão na briga Shakhtar Donetsk, nove pontos, e Napoli, três pontos, que se enfrentam nesta terça. A equipe italiana precisa ganhar as duas partidas restantes e torcer por uma derrota ucraniana na última rodada.