Equipe ficou de fora de três edições por falta de recursos e patrocínios, mas busca a 16a conquista depois de chegar ao terceiro lugar em 2016
Equipe ficou de fora de três edições por falta de recursos e patrocínios, mas busca a 16a conquista depois de chegar ao terceiro lugar em 2016 | Foto: Ricardo Chicarelli



A mais vitoriosa equipe do futsal feminino paranaense inicia, neste sábado (20), a disputa da nova temporada do campeonato estadual adulto. A Unopar/Londrina estreia em casa diante da Faculdade Guairacá de Guarapuava, às 16h, no ginásio da Unopar, no Jardim Piza. Outro representante de Londrina no campeonato será o Bandeirantes Recreação (Barec).
Dono de 15 títulos paranaenses – o último foi em 2010 -, a Unopar entra para ser campeã e superar o terceiro lugar de 2016. Apesar de ter uma equipe jovem, a técnica Jayne Borim acredita que é possível lutar por mais um título. "Trouxemos duas meninas que estavam no futebol de campo e também a goleira Neia, que vai voltar a jogar em Londrina. A nossa meta é melhorar a posição do ano passado", enfatizou.
Apesar de apostar no potencial da sua equipe, a treinadora reconhece a força de Cianorte e Telêmaco Borba, finalistas na última edição. O time do Noroeste foi o campeão. "Os dois têm grandes investimentos e Telêmaco, por exemplo, tem cinco jogadoras da seleção brasileira", frisou.
Como preparação para o Estadual, a Unopar venceu a Copa Kagiva, em abril, disputada em Toledo, com oito equipes. Na final, as londrinenses venceram Assis Chateaubriand por 5 a 3. "Aposto em uma competição muito equilibrada e precisamos buscar uma boa colocação na primeira fase para evitarmos cruzamentos difíceis já no mata-mata inicial", afirmou. "O adversário da estreia é forte e tem a base campeã sub-20 no ano passado. Temos que ter atenção".
O Paranaense terá dez equipes, que na primeira fase se enfrentam em turno único. Os seis melhores se classificam direto e os últimos quatro jogam a repescagem, com duas vagas para a segunda fase. A partir das quartas de final, a disputa será em jogos de ida e volta até a decisão.
Além dos dois clubes de Londrina, o Estadual terá a participação do Cianorte, Telêmaco Borba, Guarapuava, Seleto de Maringá, Ponta Grossa, Colombo, Arapongas e Assis Chateaubriand.
A primeira rodada será toda neste sábado. O Barec estreia em Ponta Grossa, às 20h30. Os demais jogos são: Cianorte x Colombo, Telêmaco Borba x Arapongas e Maringá x Assis Chateaubriand.

RECURSOS
O futsal feminino da Unopar também sofre com a falta de recursos e patrocinadores. Por isso, nos últimos seis anos ficou de fora de três edições do Paranaense (2011, 2012 e 2015). Além do Estadual, o planejamento da equipe é disputar ainda em 2017 os Jogos Abertos do Paraná e os Jogos Universitários. Não há definição se haverá Liga Nacional este ano. "Para isso, dependemos dos recursos do Fundo de Especial de Incentivo a Projetos Esportivos (Feipe). Protocolamos o projeto e agora estamos esperando o resultado da licitação", explicou Jayne Borim. Por meio do Feipe, a Fundação de Esportes vai disponibilizar R$ 48 mil para o futsal feminino adulto.