Foz do Iguaçu, Toledo e Rio Branco protocolaram na terça-feira (28) um pedido por medida cautelar no Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) para a suspensão do Campeonato Paranaense até o julgamento em instância superior do caso Getterson, atacante do J. Malucelli que é acusado de ter atuado sem registro no Boletim Informativo Diário (BID) da CBF em três rodadas.

Em primeira instância, o Jotinha perdeu 16 pontos, mas recuperou a pontuação no pleno do Tribunal de Justiça Desportiva (TJD-PR). O PSTC, praticamente rebaixado, entrou com um recurso que não será julgado pelo STJD a tempo do final da primeira fase do Estadual, nesta quarta-feira. Como a classificação pode mudar, os clubes citados pediram a suspensão da competição.

"A ideia é uma cautelar para suspender o campeonato para que não haja o mata-mata no final de semana. Como o Pleno se reúne na quinta, provavelmente tenha o despacho na quinta mesmo", frisou o advogado Nixon Fiori, representante dos clubes.

"Existe um recurso principal. Toda vez é dado o efeito suspensivo. Como vai demorar um pouco, tem que entrar com essa cautelar", conta, explicando que o próprio J. Malucelli entrou com um pedido para revisão do julgamento em que saiu vencedor, uma estratégia jurídica. Nos bastidores, comenta-se que o STJD pode ser influenciado em sua decisão caso a segunda fase tenha início com a classificação atual.

Com 19 pontos e em quarto lugar, o J. Malucelli já assegurou o direito de jogar em casa nas quartas de final. Se perder os pontos, cai para 3, na lanterna, atrás do PSTC e estará rebaixado, pois chega no máximo a 6 enquanto que o Toledo, 11º colocado, já tem 8. Além disso, mudaria a classificação, com todo cruzamento das quartas sendo modificado.

O pedido cautelar deve suspender a rodada do final de semana, a primeira da segunda fase. As partidas de quarta-feira, porém, estão garantidas. "É muito temerário a competição seguir com esta insegurança jurídica. Esperamos realmente que o STJD aceite esta medida. Não tem como jogar correndo o risco de não valer nada depois", ressaltou o presidente do Foz do Iguaçu, Arif Osman.

A última rodada da primeira fase pode também retirar um dos recursos, o do PSTC. "Vai depender da última rodada. O PSTC está praticamente rebaixado, com chances remotas. O recurso está protocolado, mas podemos retirar se não tivermos mais chances de não cair", explicou o superintendente do clube, Renato David.

No entanto, outros clubes podem manter o pedido conforme seus interesses. O julgamento deste mérito será nesta quinta-feira (30) no TJD, e só então poderá ser remetido ao Rio de Janeiro, fato que deixa a rodada do final de semana sob suspensão. Só na outra quinta, dia 6 de abril, é que o STJD poderia julgar o caso no todo.

O presidente da Federação Paranaense de Futebol (FPF), Hélio Cury, não quis comentar o assunto por não ter ainda a notificação do pedido de medida cautelar, que pede a suspensão da rodada. "Tem independência de ação dos tribunais, não vou me antecipar sobre isso". Cury também foi questionado sobre o calendário, se há espaço para um adiamento de ao menos uma rodada: "Tem que estudar, ver a situação de cada clube. Tem que mostrar o quadro para os clubes e buscar uma solução." (L.F.C. com Folhapress)