A paratleta Márcia Menezes (Adefil/UEL/FEL) está classificada para a disputa do Mundial de Halterofilismo, que será realizado entre os dias 10 e 16 de abril, em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos. A garantia da vaga veio com o terceiro lugar conquistado no Aberto de Eger, que termina amanhã na Hungria.
Márcia levantou 112 quilos e assinalou o novo recorde brasileiro na categoria até 79 quilos (kg). Devido à pouca participação feminina – apenas 12 competidoras estavam inscritas – a organização optou por unificar as categorias ‘até 79 kg’ com a ‘até 86 kg’, e a ‘acima de 86 kg’. No final das contas, a paranaense de Bela Vista do Paraíso competiu com oito concorrentes e conseguiu a terceira posição geral, pela unificação, e a segunda na até 79 kg.
A halterofilista, sexta colocada nas Paralimpíadas de Londres, em 2012, não escondeu a empolgação por garantir vaga para seu campeonato mundial. "Fiquei muito feliz com o resultado, mas poderia ter sido melhor. Gostaria de ter melhorado a minha marca pessoal, que é de 115 kg. Até fiz a última (série) com 116 kg, mas os árbitros não validaram", comentou a competidora, que ainda está na Hungria e retorna ao Brasil na próxima sexta-feira.
O objetivo de Márcia agora é se preparar bem para chegar a Dubai em condições de brigar por mais uma medalha. Para isso, ela terá ainda mais uma semana de treinos em Uberlândia, com a seleção brasileira, e o primeiro Regional do ano, também no Triângulo Mineiro, entre os dias 20 e 23 de fevereiro. "Vou dar o meu melhor em Uberlândia para tentar quebrar o meu próprio recorde. É uma competição que vai servir de preparação", destaca a atleta de 46 anos, que mora em Itu desde o final do ano passado, onde treina com o técnico da seleção brasileira, Valdecir Lopes.
Se tudo der certo, ela acredita que poderá brigar por um lugar no pódio no Mundial. "As chances são grandes, pois lá não terá unificação de categorias", observa.