O ex-marchador olímpico Cláudio Bertolino, 45 anos, que hoje mantém uma academia de ginástica e de condicionamento físico em Londrina, receberá hoje, às 16 horas, na Câmara Municipal, um diploma de reconhecimento público pelos serviços prestados ao esporte do Município. A comenda foi proposta pelos vereadores por ocasião dos títulos conquistados no ano passado pelo atleta, que hoje compete na categoria master.
Bertolino participou em setembro de 2007 do Mundial de Atletismo Master (para atletas acima de 35 anos), em Riccione, na Itália, e voltou com duas medalhas de ouro na marcha atlética - nos 5 km e nos 10 km. A notícia foi uma novidade para muitos dos dirigentes locais, que até então desconheciam o currículo anterior de Bertolino, que participou, em 96, dos Jogos Olímpicos de Atlanta (EUA), de dois Mundiais e uma edição de Jogos Pan-Americanos, em Mar Del Plata-95.
Como a marcha é uma modalidade que permite ao atleta competir por muitos anos, Claudinho, como é conhecido no atletismo, disputou em alto nível entre os anos de 1979 e 2001. Neste período, além das participações já citadas acima, foi tetracampeão do Troféu Brasil na marcha de 20 km, bicampeão sul-americano, ganhou duas medalhas em Campeonatos Ibero-Americanos e esteve em quatro Copas do Mundo.
Nascido em Santo André (SP), Bertolino competiu nestes anos por uma equipe da capital paulista, mas morou em Londrina entre 1991 e 1997, quando cursou Educação Física na UEL. Enquanto aluno da instituição sagrou-se campeão brasileiro universitário e ganhou três Jogos Abertos do Paraná (JAP's) para Londrina. Em 2004 se fixou definitivamente na cidade, onde voltou a competir como atleta master e aqui montou a academia PSTC Sports.