A londrinense Larissa Aparecida Bueno pratica uma modalidade pouco conhecida da maioria: a marcha atlética.
  Para obter sucesso no esporte, a garota de 18 anos segue os conselhos de um ‘‘expert’’. Seu treinador é Claudio Bertolino, que atualmente compete na categoria máster, mas já chegou a participar das Olimpíadas de Atlanta em 1996 e dos Jogos Pan-Americanos de 1995, na Argentina. Ele deposita grandes esperanças em Larissa. ‘‘De maneira geral é uma pessoa muito inteligente pra competir e eu acho que tem boas chances de se tornar uma atleta olímpica’’, declara.
  A londrinense acaba de conquistar uma medalha de ouro na Copa Caixa de Marcha Atlética, realizada em Blumenau (SC). Ainda neste mês, disputa uma prova na Copa Sul-Americana, no Equador. Além de buscar seu primeiro resultado em competições internacionais, Larissa terá a oportunidade de atingir o índice de classificação para competir na Copa do Mundo, que acontece na Rússia, em maio. A meta é fazer o tempo de 51min56seg, na prova de 10 km.
  São alguns segundos que ela precisa buscar, já que seu tempo mais baixo atualmente é de 52min34seg. ‘‘É bem difícil, o nível das outras atletas é bem alto e o calor de lá pode dificultar bastante, mas me sinto preparada para atingir o índice’’, afirma a atleta.
  A londrinense já tem um currículo com três campeonatos brasileiros e ainda está na categoria juvenil. Esse ano precisa fazer bonito, pois em 2013 passa para a categoria sub-23 e suas provas passarão dos atuais 10 km de distância, para 20 km.

● Modalidade do atletismo onde se executa uma progressão de passos de maneira que o atleta sempre mantenha contato com o solo com, pelo menos, um dos pés, sendo que a perna que avança tem que estar reta

● País localizado ao norte da Eurásia (Europa e Ásia em conjunto) que faz fronteira com 14 países

O Programa Folha Cidadania tem como objetivo criar o hábito de leitura entre os jovens.