Rio - A comissão técnica da seleção brasileira decidiu cortar o lateral-esquerdo Marcelo e convocar Alex Sandro, da Juventus, para os dois últimos jogos da seleção nas Eliminatórias Sul-Americanas da Copa do Mundo. A mudança se deve a uma lesão muscular que o jogador do Real Madrid sofreu na perna esquerda na derrota do time para o Betis, na última quarta-feira (20), pelo Campeonato Espanhol.

"O Real Madrid foi muito solícito e enviou os exames realizados pelo Marcelo. Após analisarmos, ficou clara a necessidade de uma recuperação maior, o que impede sua participação nos próximos jogos", disse o médico da seleção, Rodrigo Lasmar, em comunicado publicado no site da CBF.

O clube espanhol não estabeleceu um prazo previsto de afastamento do atleta e apenas se limitou a dizer que o retorno aos gramados estará "pendente de evolução" da lesão.

A seleção brasileira começa a se apresentar na Granja Comary no domingo, 1º de outubro, onde fará três treinos. O time encara a Bolívia, em 5 de outubro, em La Paz, e encerra sua participação nas Eliminatórias diante do Chile, cinco dias depois, no Allianz Parque, em São Paulo.

Embora o Real não tenha divulgado um período previsto de afastamento de Marcelo, o tipo de lesão que ele sofreu costuma exibir um tempo de recuperação que varia entre quatro e seis semanas, fato que inviabilizaria a presença do lateral nas partidas que a seleção brasileira fará contra bolivianos e chilenos. E depois de o time nacional ter garantido vaga no Mundial com quatro rodadas de antecedência, o técnico Tite também não teria nenhum motivo para colocar o jogador do Real em campo fora das condições físicas ideais.