Imagem ilustrativa da imagem Maracanazo cor de rosa
| Foto: Brazil Photo Press/Folhapress
Com duas vitórias na fase de grupos, meninas começaram bem a Olimpíada, mas acabaram mal sem marcar gols nos últimos três jogos



Rio - A Suécia protagonizou uma espécie de Maracanazo em menores proporções ontem, pelas semifinais do torneio de futebol feminino dos Jogos do Rio. A equipe europeia se defendeu durante o tempo normal e mais a prorrogação para não levar gols, empatar por 0 a 0 e derrubar o Brasil nos pênaltis por 4 a 3. A eliminação das donas da casa, as favoritas, frustrou mais uma vez o projeto do inédito ouro olímpico.
Assim como naquele Brasil x Uruguai em 1950, o Maracanã estava lotado. De um lado a imensa torcida de verde e amarelo confiava no talento de Marta e no retrospecto recente contra a Suécia. Afinal, há dez dias a vitória havia sido por 5 a 1. Porém, dessa vez a defesa sueca trabalhou muito bem, principalmente a goleira Lindhal, que nos pênaltis defendeu as cobranças de Cristiane e Andressinha.
Marta acertou o seu chute nas cobranças decisivas, assim como a goleira Bárbara novamente fez ótima defesa no chute de Asllani. Mas foi pouco diante da determinação e paciência de adversárias que durante 120 minutos se seguraram atrás para esperar a chance de cobrar pênaltis. Restará ao Brasil disputar o bronze, na sexta-feira, em São Paulo, e se contentar em ficar longe da oportunidade de disputar a terceira final olímpica com a seleção feminina.
Da fria Suécia veio a típica catimba sul-americana. Demora para bater tiro de metas, atrasos para cobranças de laterais e uma postura defensiva sem vergonha alguma de demonstrar medo fez o time europeu conseguir segurar mais de 120 minutos de pressão, ajudado pelos erros e nervosismo do Brasil.
A seleção da casa não fez mais gols no torneio desde a goleada contra a Suécia, enquanto as adversárias chegaram à semifinal como zebra. A receita delas para buscar a decisão foi a mesma da usada contra as americanas, atuais campeãs mundiais: jogar na defesa com a esperança de levar aos pênaltis. E novamente, deu certo.

No Rio de Janeiro

BRASIL 0 (3) X 0 (4) SUÉCIA

BRASIL - Bárbara; Poliana, Mônica, Rafaelle e Tamires; Thaisa (Andressinha), Formiga, Andressa Alves, Marta e Debinha (Cristiane); Beatriz (Raquel Fernandes). Técnico: Vadão.

SUÉCIA - Lindahl; Samuelsson (Berglund), Fischer, Sembrant e Rubensson; Dahlkvist, Seger, Appelqvist (Schough), Asllani e Schelin; Blackstenius (Jakobsson). Técnica: Pia Sundhage.

LOCAL - Maracanã