São Paulo - Acabou ontem o tabu do São Paulo contra o Corinthians no Pacaembu. Num jogo que parecia que terminaria com goleada alvinegra pelo que foram os primeiros minutos, o time tricolor soube ter tranquilidade para sair atrás no placar, virar e vencer por 2 a 1, encerrando um jejum de sete anos sem vitórias sobre o rival no estádio municipal.
O nome do jogo foi Luis Fabiano. Depois de perder os últimos seis jogos do São Paulo por conta de uma contusão muscular, ele voltou ao time para o clássico e foi decisivo, marcando os dois gols.
O resultado alça o São Paulo a 31 pontos, terminando o primeiro turno do Campeonato Brasileiro no quinto lugar, a quatro pontos do Vasco, o último dentro do G4. Já o Corinthians fica com 24, na 11 posição.
Os 12 primeiros minutos poderiam ter sido suficientes para o Corinthians fazer pelo menos três gols. Chances não faltaram. Pressionando o São Paulo no campo de ataque, o time alvinegro não deixava os visitantes passarem da linha de meio-campo e roubavam a bola dos defensores tricolores com relativa facilidade.
Foi assim que nasceu o gol. Paulo Assunção, no seu primeiro jogo como titular, deu bobeira e perdeu a bola para Paulinho. O volante da seleção invadiu a área e só rolou para Emerson, livre, fazer.
Dos oito aos 12 minutos foram mais quatro chances. Aí a velha máxima, o eterno clichê se fez valer: quem não faz, toma. Tolói interceptou um lançamento, a bola chegou a Lucas, que fez jogada individual e abriu para Luis Fabiano. O atacante recebeu livre e bateu cruzado, sem chances para Cássio, aos 23.
Depois disso, o São Paulo foi quem criou as melhores chances de fazer o segundo. Jadson, fazendo o papel de organizador que dele se espera, tocou para Maicon na esquerda. O meia chegou antes de Cássio, mas bateu para fora. Num outro bom lance, Lucas bateu forte de longe e o goleiro espalmou no reflexo.
O segundo tempo foi totalmente diferente. Aos 16 minutos, a linha de impedimento alvinegra falhou. Jadson deu passe perfeito, Luis Fabiano driblou Cássio e, mesmo com ângulo reduzido, mandou para o fundo das redes.
Aí o Corinthians passava a ter a obrigação de atacar e buscar o resultado. Nos minutos finais, a pressão alvinegra voltou. O lance mais nervoso foi aos 45 minutos. Após bate-rebate, Paulinho chutou de primeira, a bola desviou em Paulo Assunção e saiu por cima. Aos 47, Romarinho ainda teve boa chance, que Rogério pegou.




EM SÃO PAULO

Corinthians 1

Cássio; Alessandro (Ramírez), Chicão, Paulo André (Guilherme) e Fábio Santos; Ralf, Paulinho, Douglas (Martínez) e Danilo; Romarinho e Emerson. Técnico: Tite

São Paulo 2
Rogério Ceni; Paulo Miranda, Rhodolfo, Rafael Tolói e Douglas; Paulo Assunção, Denilson, Maicon (Cícero) e Jadson; Lucas e Luis Fabiano (Casemiro). Técnico: Ney Franco

GOLS - Emerson, aos 5, e Luis Fabiano, aos 23 minutos do primeiro tempo. Luis Fabiano, aos 16 minutos do segundo tempo.

Árbitro: Wilson Luiz Seneme (Fifa-SP)
Estádio: Pacaembu
Gols: Emerson, aos 5 minutos do 1º tempo; Luis Fabiano, aos 23 do 1º tempo e aos 16 minutos do 2º tempo
Público: 34.843 pagantes
Renda: R$ 1.075.972,56