As pernas curtas estão firmes. Os braços também. A temperatura passa da casa dos 30 graus e o sol é castigante. Mesmo assim, ele empunha firme o taco, concentra-se e o leva até a bola para mandá-la em direção ao buraco, localizado 50 metros à frente. O aposentado Toshio Aoki repete o movimento cerca de 90 vezes por dia, durante três dias na semana, com uma disposição ímpar, tão grande quanto sua competitividade. Algo impensável para quem está com 90 anos. Lúcido, Aoki não quer saber de parar e garante que o segredo da longevidade dele é a pratica esportiva, especificamente o Park Golf, uma espécie de golfe em campo reduzido e com um único modelo de taco.
O aposentado é um dos sócios do Graciosa Park Golf. Eles se reúnem às segundas, quartas e sextas-feiras à tarde, na Chácara Graciosa, para jogar. O grupo é formado basicamente por pessoas da melhor idade e são muitos os jogadores que já passaram da casa dos 80 anos.
Ex-jogador de beisebol e praticante de atletismo, o veterano atleta reconhece que a vitalidade que ainda exibe é fruto dos anos dedicados à prática esportiva. "É bom para a cabeça e para a saúde. Mas é bom também espiritualmente", contou seo Aoki.
O atleta máster lembrou que nunca teve lesões ou problemas sérios de saúde, mas revelou que recentemente passou um tempo de molho. "Esses tempos atrás o joelho começou a doer e parei de jogar um pouco", disse antes de reforçar que não é aquele jogador "chinelinho", que vive arrumando desculpa para não jogar. "Foi só esse problema. Nem cansar eu canso".
O tempo parado fez com que o seo Aoki voltasse aos treinamentos antes de desafiar os concorrentes nas partidas. Para isso, usa de "sparring’ a esposa Yoshiko, de 85 anos. É contra ela que ele jogou nas últimas semanas após a reabilitação física. "Era só para ver meu nível de jogo. Já estou pronto para voltar a jogar com os homens", ressaltou.

Esporte individual
O Park Golf foi criado há duas décadas em Makubetsu, Hokkaido, no Japão. Lá, há mais de 800 campos voltados à prática. No Brasil, o esporte chegou em 1999.
A ideia inicial era justamente criar uma modalidade esportiva voltada para os idosos.
Assim como no golfe tradicional, os jogadores precisam colocar a bola no buraco com o menor número de tacadas. Porém, ao invés de 18, são nove buracos. A diferença também está no custo. Apenas um modelo de taco é usado. O equipamento completo inclui uma bola e uma base. Uma partida dura em média 1h30 e cada competidor percorre pelo menos dois quilômetros. O reduzido número de regras, o baixo custo, a dispensa de uma roupa específica e a possibilidade de passar tardes inteiras confraternizando com os amigos são os fatores que vêm contribuindo para o aumento do número de praticantes.
"Não é um esporte coletivo e sim individual, em que você depende de si e do erro dos outros", comentou Yaso Hirama, de 75 anos, outro praticante do Park Golf. Japonês de Miyagi, ele está há 55 anos no Brasil e com muita saúde. "Faz um bem danado", disse, antes de convidar a reportagem para um duelo em que, obviamente, saiu-se vencedor.
Cada jogador anda com seu caderno de anotações onde são marcadas as tacadas dele e dos rivais. Completados os nove buracos, as anotações são confrontadas para apurar o vencedor. Um exercício também para a memória. "Essa soma movimenta a cabeça. Além disso, temos que calcular a distância até o buraco, a força que iremos usar, que varia para cada tipo de grama. Enfim, é muito bom para a saúde física e para a cabeça", afirmou Joaquim Shimada, de 69 anos e que em 2008 disputou o Mundial da modalidade, em Makubetsu, berço do esporte.
O aposentado não abre mão de dar suas tacadas três vezes na semana. "Depois que começa, não para mais. Já pensou aposentar e ficar o dia inteiro em casa? Deus me livre", disse.
Além do Graciosa Park Golf, Londrina ainda tem a equipe da Associação Cultural e Esportiva de Londrina (Acel). As duas equipes organizaram em conjunto o Campeonato Sul-Americano, no mês passado, com a presença de jogadores brasileiros, paraguaios e argentinos. Sabe quem ganhou na categoria máxima idade? Ele mesmo Toshio Aoki.