Entre os pilotos que disputam a temporada 2012 da Stock Car não há nenhum nascido em Londrina, mas alguns competidores têm uma ligação tão forte com a cidade que já podem se considerar londrinenses de coração. É o caso dos irmãos Cacá e Popó Bueno, que se mudaram do Rio de Janeiro para o Paraná logo quando começaram na modalidade.
Cacá veio em 2002 e passou pouco mais de um ano por aqui. Ingressou na categoria representando a equipe da Petrobrás, sediada em Curitiba.
Bom conhecedor da pista do Autódromo Ayrton Senna, ele costuma ser favorito e geralmente chega ao pódio aqui. ''É uma pista que tem uma certa dificuldade e precisa ter um pouco de experiência. Aqui costumo ficar mais otimista para a prova'', destaca.
Popó Bueno também se sente em casa correndo em Londrina. Ele morou dois anos na cidade, época em que decidiu se profissionalizar no automobilismo e entrar para a mesma equipe do irmão. O piloto conta que se adaptou fácil a Londrina e revela que se não fosse uma questão de localização estaria morando aqui até hoje. ''Os patrocinadores e fornecedores estão todos no eixo Rio-São Paulo. Não fosse isso, com certeza estaria aqui ainda''.
Outro londrinense de coração é o piloto Valdeno Brito. Paraibano de Campina Grande, ele morou aqui durante seis anos - se mudou para Brasília no final do ano passado. A prova de amanhã será a primeira dele em Londrina como ex-morador e durante o fim de semana o piloto vem aproveitando para matar a saudade da cidade e amigos. ''É bom demais, nem preciso ficar em hotel, vejos amigos. E acabo tendo uma boa torcida também'', declara.
E a ocasião não poderia ser melhor para o piloto. Ontem, ele comemorou 38 anos de idade e apagou as velinhas do bolo no box da equipe Shell. A expectativa agora é de conquistar um ''presentão'' durante a prova. ''Vou buscar a vitória, já consegui ganhar em Curitiba e espero estar com o carro bom pra conseguir''.
Treinos livres
Mantendo a rotina, Cacá Bueno fez o melhor tempo já na sessão de treinos livres de ontem, com a marca de 1min10s362. Na sequência de melhores tempos, vieram Thiago Camilo com 1min10s630 e Ricardo Mauricio, que marcou 1min10s707.
O treino que define o grid de largada acontece neste sábado, a partir das 12h10. A programação no autódromo, no entanto, tem início às 9 horas.
Quem ainda não garantiu um lugar para assistir a quinta etapa da Stock Car pode comprar ingressos na bilheteria do autódromo, a R$ 30,00 na arquibancada.