"A altura ajuda muito, tenho 1,71m. Principalmente nas jogadas pelo alto", afirmou Júnior Brandão
"A altura ajuda muito, tenho 1,71m. Principalmente nas jogadas pelo alto", afirmou Júnior Brandão | Foto: Paulo Monteiro/Grupo Folha



Zagueiro alto, que conduz a bola com segurança da defesa e, quando necessário, faz gols de cabeça no apoio ao ataque. As características do londrinense Júnior Brandão chamaram a atenção da dupla Fla-Flu nos bastidores do futebol carioca. Porém quem venceu a concorrência foi o Flamengo. Após acertar com o rubro-negro, o garoto de apenas 12 anos arrumou as malas e, no início desta semana, embarcou para o Rio de Janeiro, onde se apresentou no Ninho do Urubu, o centro de treinamento do Mengão. Mais uma pedra preciosa que deixa a cidade para enriquecer a base de um clube tradicional do futebol brasileiro.
Apesar da responsabilidade, já que o rubro-negro possui a maior torcida do Brasil, Júnior demonstra tranquilidade ao falar do desafio. "É 'matar um leão por dia'. Sei que o desafio é muito grande, mas é a oportunidade que eu estava buscando", destaca o zagueiro de 1,71 m de altura, considerado alto para a pouca idade.
Antes de chegar ao Flamengo, Júnior quase assinou com o Fluminense. O tricolor carioca iniciou a busca pelo jogador no início do ano passado. No entanto, demorou para acertar com a promessa, abrindo espaço para a investida do Mengão. "Em março de 2016, fiz uma avaliação no Fluminense. Fui aprovado, realizei outros testes no clube durante o ano. Em novembro do ano passado, um olheiro do Flamengo entrou em contato com a minha família. Ele não me conhecia pessoalmente, mas, por meio de fotos e indicações, decidiu apostar em mim", relembra o jogador, explicando que a sua altura chamou a atenção do olheiro flamenguista.
"A altura ajuda muito, tenho 1,71m. Principalmente nas jogadas pelo alto. Vou crescer ainda mais", acrescentou. Se o interesse surgiu pelo registro fotográfico, pessoalmente, o olheiro teve a certeza de que estaria diante de um potencial jogador.
"No fim de 2016, eu e meu pai tivemos uma conversa pessoalmente com ele, que se interessou e nos levou para conhecer o CT do Flamengo. Visitei o Ninho do Urubu, junto ao meu pai, conheci os jogadores Guerrero e Diego. Fiquei muito feliz e ainda mais empolgado em jogar pelo Flamengo", disse o garoto, que se espelha no jogador espanhol Sergio Ramos, do Real Madrid.
Júnior Brandão foi formado pelo professor Felipe Veloso, da Academia de Futebol São Caetano de Londrina. O camisa quatro começou a treinar em 2010, na posição de meia. Na sequência passou a atuar como volante, mas há três anos se definiu na posição de zagueiro.
O camisa 4 terá de se afastar das pessoas queridas. "Vai ser difícil ficar longe da minha mãe, dos meus dois irmãos, dos amigos. Mas, vida de jogador de futebol é assim mesmo. Sei também da dificuldade que vou enfrentar no Flamengo em busca do meu espaço", ressalta. Porém o atleta terá a companhia do pai, que também se chama Júnior Brandão. "Vou ficar com ele pelo menos 15 dias de cada mês. Sempre acompanhamos o desenvolvimento do Júnior no futebol", lembrou.