Londres - Falta exatamente um ano para o início dos Jogos Olímpicos de 2012 e Londres se preparou ontem para diversos eventos e festivais em comemoração a esta data simbólica, como o ''batismo'' oficial do Centro Aquático, em meio a um clima de otimismo e confiança com o sucesso da competição.
O prefeito de Londres, Boris Johnson, e o presidente do Comitê Olímpico Internacional (COI), Jacques Rogge, participaram de uma cerimônia em Trafalgar Square, no encerramento de um dia marcado por celebrações.
Após seis anos de preparativos e investimentos de bilhões de euros, o presidente do Comitê de Organização dos Jogos, Sebastian Coe, afirmou que as obras estão ''ligeiramente avançadas em relação ao calendário'', com cerca de 90% das instalações já concluídas.
O Parque Olímpico foi construído em um terreno onde antes funcionavam instalações industriais em uma depauperada região da capital britânica. O local tem capacidade para 80 mil pessoas e, além do estádio onde serão realizadas as provas de atletismo, acolhe o velódromo e a piscina, assim como quadras de basquete, campos de hóquei sobre a grama e a Vila Olímpica.
Vários atletas britânicos visitaram pela manhã o Centro Aquático. ''Falou-se muito das instalações dos Jogos de Pequim, do Ninho de Pássaro, do Cubo D'Água. Isso aqui é melhor. E não digo isso porque sou inglês, e sim porque é verdade'', afirmou Steve Cram, medalha de prata nos 1.500 metros nos Jogos Olímpicos de Los Angeles, em 1984.
Críticas
Apesar de Londres estar bem adiantada nos preparativos para a competição, o sistema de venda de ingressos foi bastante criticado, já que milhares de interessados não conseguiram comprar entradas.
Sebastian Coe defendeu o sorteio como o único sistema possível frente a uma demanda ''sem precedentes''. ''Dois milhões de pessoas pediram por 23 milhões de bilhetes, entre 6,6 milhões disponíveis. É um número extraordinário e um recorde mundial para um evento desportivo'', ressaltou Coe.