São Paulo - A Conmebol divulgou o regulamento da Libertadores de 2017 com mudanças importantes em relação às edições passadas da competição. Em uma delas, a confederação anunciou o fim do cruzamento forçado entre times do mesmo país nas semifinais, facilitando assim a disputa de uma decisão com clubes da mesma nacionalidade. Além disso, o chaveamento a partir das oitavas de final será definido em um sorteio único. Antes, os confrontos eram decididos de acordo com o posicionamento geral na fase de grupos. Agora os oito primeiros colocados serão colocados de um lado do sorteio, com os oito segundos posicionados das chaves da fase anterior como possíveis adversários. Como já anunciado, a final continuará disputada em jogos de ida e volta, com a ideia de jogo único adiada para a próxima edição.
Os dois melhores eliminados da terceira fase (a última da chamada pré-Libertadores) também garantem vaga na Copa Sul-Americana. Classificam-se também os terceiros colocados da fase de grupos
Não há mudança na regra do gol marcada fora de casa, que continua sendo utilizado como critério de desempate até a semifinal.
Para a fase de grupos, cada time poderá inscrever 30 jogadores (as equipes que se classificarem da pré-Libertadores farão uma adição de cinco nomes). Para as oitavas de final, os times classificados poderão fazer três substituições, assim como nas semifinais.