Até o início da semana passada, o taekwondista londrinense Fernando Moreira vivia a expectativa de, pela primeira vez, lutar representando o Brasil. Ele estava prestes a participar do Campeonato Pan-Americano de Taekwondo, em Sucre na Bolívia.
Mas, a estreia foi curta e acabou culminando em frustração para o atleta, que logo na primeira luta rompeu o ligamento do joelho direito. A disputa contra o canadense Olivier Pineau não passou de 1min20seg e terminou em 0 a 0. Moreira conseguiu escapar de um chute de Pineau, desferiu um golpe, mas seu joelho não suportou o impacto no momento que acertou o adversário.
Embora tenha sido um grande susto na hora da luta, Moreira esclarece que romper o ligamento era algo eminente e uma consequência da lesão com a qual ele já convivia há dois anos. "Eu estava, entre aspas, preparado. Mas é chocante mesmo assim, já que foram cinco anos de preparação para entrar na seleção", desabafa.
O problema surgiu durante o campeonato brasileiro universitário, em 2010. Desde essa época a solução definitiva era a cirurgia, mas o atleta optou por se submeter apenas a sessões de fisioterapia e um tratamento paliativo, com infiltração de corticóides na região lesionada. E foi assim que ele conquistou essa mesma competição em 2011 e ficou com uma vaga na seletiva para a equipe brasileira da modalidade.
Passado o pior, Moreira diz já ter chorado tudo o que era possível e agora se prepara para, nos próximos dias, operar o joelho. A recuperação só deve terminar em março do ano que vem, por isso ele perdeu, automaticamente, sua vaga na seleção, já que teria que renová-la em janeiro.
Moreira destaca não ter perdido as esperanças e pretende focar em sua recuperação. Além do joelho, irá tratar uma tendinite da coxa e outras pequenas lesões comuns do dia a dia de treinos. Em 2013, espera voltar com tudo para buscar, novamente, seu lugar na seleção. "Se com lesão eu consegui (a vaga), acredito que se eu estiver 100% vai ser até mais fácil. Agora é bola pra frente", finaliza.