Há dois meses na Suíça, o atacante Léo Itaperuna é só alegria. O ex-jogador do Arapongas já está totalmente adaptado ao novo clube, o Sion. Ganhou a confiança do treinador, virou titular rapidamente e curte as belezas naturais e delícias da gastronomia suíça. "Estou super bem aqui. Achei que no início seria mais difícil, mas graças a Deus estou me adaptando mais rapidamente do que imaginava", afirmou o atacante.
Essa adaptação teve a ajuda dos brasileiros do time, como o zagueiro Aislan, ex-São Paulo, e o atacante Danilo, que acaba de ser negociado com um clube ucraniano. "Eles ajudaram muito no inicio e até hoje ajudam. São uma espécie de tradutores para mim. O treinador passa as orientações e o Aislan me passa tudo, já que fala um pouco de francês. Tem também dois portugueses no time, que me ajudam também", contou.
Léo Itaperuna desembarcou em Arapongas no fim do ano passado disposto a recomeçar no futebol. Havia rescindido o contrato com o Fluminense, clube onde foi formado, vinha de vários empréstimos a clubes pequenos e queria usar o Paranaense para, enfim, ver a carreira decolar. E deu certo. O jogador foi o vice artilheiro do time com dez gols e com grandes atuações formou uma dupla arrasadora com Tiago Adam. Os dois deram o título do interior ao Arapongas e cada um seguiu seu caminho. Enquanto Adam foi para o Atlético-PR, Itaperuna arrumou as malas e desembarcou na Suíça para assumir a camisa 11 do Sion, um dos times mais tradicionais daquele país.
"É muito gratificante para mim. Foi um reconhecimento do bom trabalho que fiz junto ao Arapongas. Só tenho a agradecer ao clube por ter me colocado na vitrine. O Arapongas sempre terá meu carinho e meu respeito. Estou trabalhando da mesma forma que fiz no Arapongas, espero ter o mesmo sucesso aqui e continuar seguindo atrás dos meus objetivos", afirmou o jogador.
Itaperuna fez 11 partidas pelo clube suíço, sendo oito oficiais e marcou sete gols. Continua sendo artilheiro e espera poder ajudar com gols o Sion a voltar à Liga dos Campeões da Europa.
Na próxima edição do torneio mais importante de clubes do mundo não haverá nenhum time suíço, já que o Basel foi eliminado no classificatório pelos romenos do Cluj e vai se juntar ao Young Boys na Liga Europa. "Estamos brigando por uma vaga. Nosso time está focado e imbuído em conseguir essa vaga", afirmou. O Sion é o terceiro colocado no campeonato suíço com 16 pontos, dois a menos do que o líder St. Gallen.
Quem joga ao lado de Léo Itaperuna no Sion é o veterano italiano Genaro Gattuso. O ex-milanista é o capitão do Sion e foi campeão mundial na Copa da Alemanha, em 2006. Léo Itaperuna é só elogios ao companheiro de time. "É uma excelente pessoa, muito humilde. Não é só o nosso capitão, mas também é um líder dentro da equipe e cada dia que passa procuro aprender ao máximo com ele. Procuro ouvir os conselhos que me passa", finalizou o ex-atacante do Arapongas.