O meia atacante Zé Rafael brilhou na tarde deste sábado em Goiânia ao marcar dois belos gols que levaram o Tubarão ao G4
O meia atacante Zé Rafael brilhou na tarde deste sábado em Goiânia ao marcar dois belos gols que levaram o Tubarão ao G4 | Foto: Ricardo Chicarelli



O Londrina derrotou o Vila Nova (GO) neste sábado (24), no Estádio Serra Dourada, em Goiânia, e chegou pela primeira vez ao G4 da Série B do Brasileirão. O meia atacante Zé Rafael foi o grande destaque do Tubarão ao anotar os dois gols da vitória por 2 a 1. O goleiro Marcelo Rangel também teve papel destacado com boas defesas. No próximo sábado (2/10), véspera das eleições municipais, o LEC recebe o Oeste (SP) no Estádio do Café.

Pressionado após três jogos seguidos sem vitória, o Londrina Esporte Clube viajou até Goiânia para encarar o Vila Nova, que estava a apenas dois pontos atrás dos londrinenses até o início do jogo. Mesmo assim, as equipes viviam momentos distintos na Série B. Enquanto o LEC tentava alcançar o G-4, o Vila Nova queria os três pontos para garantir permanência na Segundona em 2017.
Cláudio Tencati, que no meio da semana pediu paciência da torcida e cobrou apoio da imprensa, promoveu a entrada de um novato. Lucas Machado, da categoria de base, entrou no lugar de Jô, que sequer viajou porque está machucado. O atacante formou a dupla ofensiva com Keirrison, que continuou como titular. Do outro lado, o técnico Guilherme Alves apostava todas as fichas no meia-atacante Aloísio, esperança de gols mesmo sem a melhor condição fisica.
Mas o protagonista na primeira etapa foi o goleiro do LEC, Marcelo Rangel. Ele impediu a abertura do placar em pelo menos quatro oportunidades não aproveitadas pelo Vila Nova. A mais perigosa aconteceu aos 16 minutos, quando Fagner chutou forte de longe para difícil defesa do arqueiro, que ainda evitou o gol com o pé após rebote goiano. As jogadas do Vila Nova eram coordenadas pelo trio Aloísio, Victor Bolt e Marcelo Cordeiro.
Apático, o Londrina 'acordou' com lances protagonizados por Keirrison. Aos 29, o jogador não aproveitou cruzamento de Rondinelly. Dez minutos depois, a bola resvalou em Reginaldo antes de atingir o travessão do goleiro Saulo. No retorno, Keirrison novamente não abriu o placar. Durante o primeiro tempo, Lucas Machado, da parte do LEC, e Victor Bolt, do Vila Nova, receberam cartões amarelos.
O segundo tempo começou mais movimentado. Tencati mexeu na dupla de ataque, colocando Safira e Anderson nos lugares de Keirrison e Lucas Machado, respectivamente. As alterações surtiram efeito e o LEC demonstrou mais garra ao longo da segunda etapa. Logo aos 15 minutos, Zé Rafael saiu na cara do gol e abriu o placar com uma 'cavadinha' sob Saulo. O jogador levou o terceiro cartão amarelo após comemoração.
O Vila Nova equilibrou o jogo com lances alternados por Vandinho, que levou perigo ao gol de Marcelo Rangel. A pressão foi aumentando, e o Tubarão não conseguiu segurar. Aos 42 minutos, Simeão aproveitou cruzamento e mandou a bola para os fundos da meta de Rangel. O Londrina não demonstrou abatimento e voltou a brilhar novamente com Zé Rafael, que marcou um golaço quatro minutos depois. O apito final foi dado aos 50.
Com o resultado, o LEC chegou aos 42 pontos e alcançou a quarta posição pela primeira vez nesta Série B. O feito foi conquistado após o empate entre Bahia e CRB. Enquanto isso, o Vila Nova permanece na zona intermediária com 37 pontos.


FICHA TÉCNICA

VILA NOVA 1 x 2 LONDRINA

VILA NOVA - Saulo; Magno Silva, Guilherme Teixeira, Reginaldo e Marcelo Cordeiro (Joãozinho); Fagner (Simião), Geovane, Victor Bolt e Aloísio (Vandinho); Fabinho e Moisés. Técnico: Guilherme Alves.

LONDRINA - Marcelo Rangel; Lucas Ramon, Everton Sena, Matheus e Léo; Germano, Fillipe Soutto, Rondinelly (Rafael Gava) e Zé Rafael; Lucas Machado (Anderson) e Keirrison (Alisson Safira). Técnico: Cláudio Tencati.

GOLS - Zé Rafael, aos 15 e aos 46, e Simião, aos 41 minutos do segundo tempo.

CARTÕES AMARELOS - Victor Bolt (Vila Nova); Lucas Machado, Léo, Zé Rafael, Rafael Gava e Anderson (Londrina).

ÁRBITRO - Ricardo Marques Ribeiro (Fifa/MG).

RENDA - R$ 85.785,00.

PÚBLICO - 5.833 pagantes (6.542 no total).

LOCAL - Estádio Serra Dourada, em Goiânia (GO).