Imagem ilustrativa da imagem LEC pode ser punido na Série B
| Foto: Marcos Zanutto/19-07-2016
"Podíamos jogar até agora que não faríamos o gol. Sair atrás do placar gerou uma ansiedade grande", lamentou Tencati



A derrota para o Goiás, na terça-feira, no Estádio do Café, pode não ter sido a pior notícia para o Londrina. As provocações entre torcedores do alviceleste e do time goiano podem render punição ao alviceleste. O problema principal foi a explosão de algumas bombas nos minutos finais da partida.
A ocorrência obrigou o árbitro catarinense Celio Amorim a paralisar a partida e a relatar na súmula. Segundo a descrição no documento oficial do jogo, os explosivos foram atirados pelos torcedores do Londrina para o setor da arquibancada onde estavam os goianos.
"Aos 46’ do segundo tempo houve a necessidade de paralisar a partida em virtude de um tumulto vindo da arquibancada ocorrido entre as torcidas. A paralisação durou cerca de 1’, tempo suficiente para que pudéssemos checar junto ao policiamento as condições de segurança dos torcedores", escreveu Amorim.
O árbitro continua: "Ao final o Sr. Aspirante Bruno Franceschet no relatou os fatos ocorridos na arquibancada: A torcida do Londrina Esporte Clube jogou artefato explosivo na torcida do Goiás Esporte Clube, não feriu ninguém. Após isso a torcida do Goiás efetuou o lançamento de pedregulhos contra a torcida do Londrina, ninguém foi ferido. A policia interviu com granadas de efeito moral que não atingiram nenhum torcedor".
Em caso de denúncia ao Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) da CBF, o LEC pode ser punido, inclusive com a perda de mando de campo. A confusão entre as torcidas começou ainda antes da partida. O ônibus que trazia os torcedores do Goiás foi atingido por uma pedra, na chegada ao Café. Um torcedor sofreu um ferimento no olho por estilhaços de vidro. No jogo do primeiro turno, em Itumbiara, os torcedores do Londrina foram agredidos pelos goianos, que invadiram o espaço reservado aos londrinenses. A torcida do alviceleste foi retirada pela polícia ainda durante o primeiro tempo da partida.

HISTÓRICO
O LEC tem sido constante réu em processos no STJD por problemas nas suas partidas. No início da Série B, o clube foi julgado por três apagões seguidos no Estádio do Café. O clube provou que tomou precauções contra a falta de energia elétrica e foi absolvido. Na Série C do ano passado, o Londrina foi multado em R$ 5 mil pela explosão de um artefato nas arquibancadas do Willie Davids, em Maringá, em jogo contra o Tombense (MG). Já em 2014, o clube perdeu dez mandos de campo pela batalha campal diante do Brasil de Pelotas, na semifinal do Brasileiro da Série D.

DERROTA
O técnico Claudio Tencati reconheceu o futebol ruim apresentado pelo time contra o Goiás e lamentou mais um tropeço em casa. "Podíamos jogar até agora que não faríamos o gol. Sair atrás do placar gerou uma ansiedade grande e fez o time sair do padrão ideal de jogo. Tivemos três chances claras no primeiro tempo onde poderíamos ter empatado para tentar virar o placar. Mas, o nosso jogo não encaixou e tivemos uma noite muito irregular", frisou.