O Campeonato Paranaense começa amanhã e, no Londrina, há uma opinião formada na cúpula diretiva e comissão técnica, mas que ninguém admite publicamente: é a hora de sair da fila. O título que bateu na trave no ano passado pode vir em 2014. O desdém dos dois grandes times do Estado, Atlético e Coritiba, somado às dificuldades financeiras dos rivais do interior e a implantação dos mata-matas, alimentam essa esperança de ver o time ganhar um torneio importante depois de 22 anos.
Dentro de campo, o time está se preparando para isso. Apesar de ter perdido sua espinha dorsal da boa campanha do ano passado, peças de reposição chegaram e o técnico Cláudio Tencati ganhou até mais opções em cada posição para montar a equipe, principalmente no ataque, que têm forte concorrência. Nas laterais, a juventude dá lugar à experiência e rodagem, enquanto o meio campo tem a criatividade de Rone Dias, um meia de criação, algo que o clube não teve no ano passado. No ataque, o artilheiro ficou. Com Neílson, N9 ou Neilshow, como os torcedores chamam o artilheiro alviceleste, em campo, a expectativa é de gols. "Estou me sentindo muito bem. Espero que 2014 seja um ano muito satisfatório, para mim, para os demais jogadores e para o time", disse o camisa 9.
Apesar de o título estar em pauta nos bastidores alvicelestes, a meta mesmo é novamente classificar para a Copa do Brasil e para a Série D do Campeonato Brasileiro, garantindo calendário para a temporada toda, tendo, assim, a possibilidade de buscar uma vaga na Série C do Brasileirão, que bateu na trave no ano passado.
No caminho alviceleste tem como ponto final da primeira fase novamente um fantasma que o atormenta: o Coritiba. Em 2013, o Tubarão viu a vaga na decisão do título sair das mãos em duas derrotas para o Coxa também na rodada final de cada turno. No primeiro duelo, ficou a reclamação contra a arbitragem, que já vinha da temporada anterior. Agora, o jogo não é tão decisivo, já que não vale vaga na final, mas não deixa de ter a eterna polêmica do apito, que traumatizou o Tubarão.
No regulamento deste ano, os oito primeiros colocados avançam para os mata-matas e os quatro melhores têm o direito de jogar em casa as decisões. Nesta briga para terminar na ponta, o Tubarão larga com a vantagem de poder fazer já duas partidas seguidas em casa, na estreia, contra o Rio Branco, e na segunda rodada, diante do Prudentópolis.