Rio - O técnico Luiz Felipe Scolari anunciou ontem a lista dos 23 convocados para defender o Brasil na Copa das Confederações, competição que acontece de 15 a 30 de junho, em seis cidades brasileiras, e serve como prévia da Copa do Mundo de 2014. A grande surpresa foi a ausência de Ronaldinho Gaúcho e Kaká, abrindo espaço para a entrada do meia Bernard, maior novidade do grupo.
Durante algum tempo, Felipão admitiu estar em dúvida entre os dois astros veteranos do futebol brasileiro. Revelou que iria testar Kaká e Ronaldinho Gaúcho, para, provavelmente, levar um deles para a disputa da Copa das Confederações. A preferência parecia ser pelo meia do Atlético-MG, mas a surpresa é que nem mesmo ele entrou no grupo de convocados - muito menos o jogador do Real Madrid.
Com a ausência dos dois veteranos, a seleção de Felipão passa a concentrar todas as atenções no atacante Neymar, principal astro do grupo. E isso também abriu espaço para a convocação de Bernard, a maior novidade na lista divulgada ontem. O treinador ainda inovou ao chamar o volante Jean, do Fluminense, para jogar na lateral, como opção para Daniel Alves.
Felipão não quis comentar sobre a ausência de Ronaldinho Gaúcho e Kaká, ressaltando que não fala sobre jogadores que ficaram fora da lista. "Definimos a convocação de acordo com alguns critérios pessoais e também da participação no grupo quando foram chamados", limitou-se a dizer o treinador.
De acordo com Felipão, também pesou a chance de testar em uma competição oficial jogadores que não têm essa experiência com a camisa da seleção - é o caso de Bernard. "Para jogar uma competição oficial como o Mundial, tem que receber essa oportunidade para analisá-los em jogos que valem titulo. Podemos ter dificuldade na experiência, mas podemos ganhar na jovialidade", afirmou o técnico.
O técnico também garantiu que não se incomoda com as críticas que possa sofrer por ter deixado Ronaldinho Gaúcho e Kaká de fora da lista ou se a seleção não conquistar bons resultados na Copa das Confederações. "Vai ser diferente? Se não der certo, vai ser normal, já sei o que vai acontecer. Sou sabedor disso, se não levar aquele que o jornal e o torcedor quer, o pau vai comer", comentou Felipão.
Ele garantiu ainda que os jogadores que estiverem envolvidos nas quartas de final da Copa Libertadores e foram convocados para a Copa das Confederações não vão desfalcar os clubes. Eles receberão uma permissão para que se juntem ao restante da lista após a data prevista para a apresentação.

Programação
O trabalho de Felipão começou no final de novembro - essa é a sua segunda passagem pela seleção, depois do pentacampeonato mundial de 2002. Desde então, ele teve pouco tempo para fazer suas observações, com a disputa de apenas cinco amistosos até fechar a lista.
Na estreia, Felipão sofreu sua única derrota até agora, com os 2 a 1 para a Inglaterra. Além disso, foram três empates, diante de Itália (2 a 2), Rússia (1 a 1) e Chile (2 a 2), e apenas uma vitória, na goleada de 4 a 0 sobre a Bolívia. Com base nos cinco testes que teve, o treinador fechou sua lista para a Copa das Confederações.
Agora, esse grupo de 23 convocados se apresenta em 27 de maio, quando começa a preparação para a disputa da Copa das Confederações. Antes da estreia no torneio, o Brasil ainda terá mais dois amistosos: enfrenta a Inglaterra, em 2 de junho, no Maracanã, no Rio, e a França, sete dias depois, na Arena Grêmio, em Porto Alegre.
Na Copa das Confederações, o Brasil estreia em 15 de junho, diante do Japão, em Brasília. Ainda na primeira fase, jogará contra o México, no dia 19, em Fortaleza, e a Itália, no dia 22, em Salvador. E a luta é para chegar ao terceiro título seguido do torneio, mostrando que o time está no caminho certo para jogar a Copa de 2014 em casa.
Felipão já tem definida a equipe que vai estrear em 15 de junho, diante do Japão, em Brasília. A confirmação foi feita pelo próprio treinador. O treinador não revelou a escalação idealizada, mas parece certo que Julio Cesar, Daniel Alves, Thiago Silva, David Luiz, Marcelo, Fernando, Paulinho, Oscar, Neymar e Fred estão praticamente garantidos entre os titulares para o começo da Copa das Confederações. Restaria, então, a definição de um jogador ofensivo, disputa que deve envolver Hulk, Jadson e Lucas.

Imagem ilustrativa da imagem Leandro Damião e Bernard são as surpresas para as Confederações