A cidade de Foz do Iguaçu recebe alguns dos melhores atletas brasileiros, a partir desta quinta-feira até o dia 27, nas Olimpíadas Universitárias (JUB´s) 2012. Cerca de 3 mil atletas, de 26 estados brasileiros e do Distrito Federal, disputarão torneios em quatro esportes coletivos (basquete, futsal, handebol e vôlei) e quatro individuais (atletismo, judô, natação e xadrez).
A abertura do evento acontece hoje, às 19h30, no Mirante Central da usina de Itaipu. Na solenidade de abertura, a judoca Sara Menezes, que conquistou uma medalha de ouro nas Olimpíadas de Londres, vai acender a Tocha Olímpica.
No mesmo dia, será realizada a primeira rodada do torneio de xadrez, disputada no sistema suíço em sete rodadas com duas horas para cada jogador movimentar suas peças. Entre os dias 19 e 21 de outubro, serão realizadas as competições individuais: atletismo, natação, judô e xadrez.
Os torneios dos esportes coletivos começam no dia 23, com as partidas pela fase classificatória, e continuam nos dias 26 e 27 quando ocorrem as semifinais e finais. Serão mais de 420 partidas durante os cinco dias de competição. A entrada para o público é gratuita em todas as praças esportivas.
Amazonas e São Paulo são os estados com as duas maiores delegações, com um total de 143 atletas inscritos, cada. Paraná e Pernambuco vêm a seguir com 141, e o Rio de Janeiro será representado por 140 atletas. Rondônia, com 66 atletas, Amapá (52) e Acre (48) formam as três menores delegações.
O handebol é o esporte com o maior número de atletas: 617. A modalidade terá equipes de 26 estados, a única exceção é Rondônia. O único esporte com participação de todas as delegações é o futsal.