O time do grupo J. Malucelli venceu o LEC nas quartas de final, no jogo de ida, mas foi eliminado no tapetão: presidente diz que em outubro define futuro do clube
O time do grupo J. Malucelli venceu o LEC nas quartas de final, no jogo de ida, mas foi eliminado no tapetão: presidente diz que em outubro define futuro do clube | Foto: Marcos Zanutto/02-04-2017



"A partir de hoje o departamento de futebol está fechado". Foi desta forma que Joel Malucelli, presidente de honra do J. Malucelli, iniciou a conversa com a reportagem da FOLHA. O clube de Curitiba decidiu paralisar as atividades após a punição sofrida no Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD), onde perdeu 16 pontos e caiu para a lanterna do Campeonato Paranaense, em razão da escalação irregular do atacante Getterson.

"Voltaremos a falar de futebol apenas em outubro, onde vamos decidir se a equipe será reativada ou não em 2018", frisou Malucelli. O Jotinha se classificou para a segunda fase do Estadual em quarto lugar e encarou o Londrina nas quartas de final. Venceu a primeira partida por 3 a 1, no Estádio do Café, mas o jogo foi anulado pelo STJD, que incluiu o Rio Branco no seu lugar. Com a perda de 16 pontos, o clube será rebaixado para a Divisão de Acesso, porém a queda ainda não foi formalizada pela Federação Paranaense de Futebol (FPF).

Na noite de terça-feira (18), o J. Malucelli enviou um ofício à CBF desistindo de participar do Campeonato Brasileiro da Série D. No documento, o Jotinha alega que a punição não permitiu que o time buscasse uma vaga na Copa do Brasil 2018, inviabilizando todo o cronograma. "A situação inviabilizou o planejamento da equipe para as próximas competições e criou dificuldades para o departamento de futebol no corrente ano", escreveu o clube no comunicado, assinado pelo presidente Juarez Malucelli.

"Dispensamos todos os funcionários e os jogadores que estavam com contratos por terminar. Os que ainda possuem vínculo conosco, estamos buscando outras equipes", afirmou Joel. O atacante Getterson e o meia Tomás devem ir para o Coritiba. O J. Malucelli tinha no seu elenco 26 atletas. Com a desistência do Jotinha, o Foz do Iguaçu, sétimo colocado no Estadual de 2016, deve herdar a vaga. Os outros dois representantes do Paraná na Série D serão PSTC e Operário.

O dirigente não descartou a possibilidade de apelar da decisão do STJD na justiça comum, prática que é proibida pela Fifa. Joel Malucelli, porém, ressaltou que o clube vai esgotar primeiro todas as esferas da justiça desportiva. "Pedimos alguns esclarecimentos ao STJD, já que o julgamento e a decisão foram muito confusos. E também vamos aguardar se a Federação irá mesmo nos rebaixar. Após isso, vamos definir o que fazer".

Maringá
Antes mesmo da formalização do fim das atividades, surgiram várias informações de que o grupo que administra o Jotinha faria uma fusão com o Paraná Clube e assumiria o Grêmio Maringá. "São todos boatos. O pessoal de Maringá nos procurou, mas não vamos para lá. Tínhamos uma parceria com o Atlético para a vinda de jogadores para a série D. Já cancelamos também o acordo", finalizou.