Islândia explodiu de alegria com a vaga histórica
Islândia explodiu de alegria com a vaga histórica | Foto: Haraldur Gudjonsson/AFP



São Paulo - Agora com 17 seleções garantidas, a Copa do Mundo da Rússia-2018 vai ter ao menos uma estreante: a Islândia. Em casa, em Reykjavík, a equipe nórdica assegurou sua vaga com vitória por 2 a 0 sobre Kosovo, nesta segunda-feira (9), pela última rodada do Grupo I das eliminatórias.
Com o resultado, os islandeses foram a 22 pontos em dez rodadas pelo Grupo I.
A segunda vaga europeia do dia ficou com a Sérvia, que retorna à Copa do Mundo depois de ficar fora da edição do Brasil-2014. Os sérvios terminaram o Grupo D com 21 pontos em dez jogos, tendo vencido a Geórgia por 1 a 0 nesta segunda.
A Itália venceu a Albânia por 1 a 0 nesta segunda-feira (9), fora de casa, e encerrou sua participação na primeira fase das eliminatórias europeias para Copa do Mundo de 2018. Os tetracampeões mundiais já estavam garantidos no segundo lugar do grupo G, mas o triunfo assegurou que eles serão cabeças de chave na repescagem do continente.
A repescagem vai reunir os oito melhores segundos colocados entre os nove grupos da primeira fase. Os italianos estarão no pote 1 do sorteio e vão enfrentar uma das quatro seleções de pior colocação no ranking da Fifa para decidir a vaga no Mundial da Rússia.

CABEÇAS DE CHAVE
A definição dos cabeças de chave da repescagem europeia está quase certa. A única situação que pode alterar a distribuição dos potes está no grupo A: se a França confirmar o favoritismo e vencer Belarus em casa nesta terça (11), vai à Copa pela vaga direta e deixa Suécia ou Holanda na repescagem; com isso, a Dinamarca está no pote 1. Contudo, se a França tropeçar e for para a repescagem, os dinamarqueses ou holandeses vão para o pote 2. Os cabeças de chave são definidos pelo ranking da Fifa. Portugal e Suíça decidem em duelo direto em Lisboa o primeiro lugar do Grupo B. Os suíços lideram, com 27 pontos, enquanto Portugal tem 24, mas saldo melhor (26 a 18). Os jogos começam às 15h45.