No Parque Olímpico de Londres, um ginásio de 20 mil metros quadrados com 12 mil lugares foi construído em tempo recorde e poderá ser usado, de maneira inédita, em duas edições dos Jogos, em continentes distintos, com uma diferença de quatro anos. Sua programação também já está definida, com todos as disputas.

Esses são alguns dos aspectos mais interessantes da Arena de Basquete, uma estrutura totalmente temporária, que foi alugada – sim, alugada – pela organização do torneio londrino. A atitude inovadora já foi pode beneficiar também o Brasil: o prefeito do Rio, Eduardo Paes, afirmou no fim do ano passado que quer utilizar o mesmo ginásio dos Jogos de 2016.

"Reaproveitar instalações temporárias é uma solução mais sustentável, que evita o desperdício. A preocupação da organização dos Jogos de Londres é a mesma que a nossa: não construir elefantes brancos, estruturas de nível olímpico que depois dos Jogos não encontrem utilidade", garantiu Paes.

A instalação foi contratada pelo Comitê Organizador dos Jogos de Londres junto a uma empresa escocesa, a Barr Construction, que ganhou em 2009 a concorrência de £ 58 milhões (atuais R$ 188 milhões) para construir o ginásio (foram 18 meses de obras) e desmontá-lo em janeiro de 2013. Os organizadores da Olimpíada estimaram que uma arena novinha e permanente não custaria menos de £ 120 milhões (quase R$ 400 milhões).

"Nunca foi feita uma instalação como essa antes e o Comitê Olímpico Internacional acredita que essa arena é um modelo a ser seguido no futuro", disse Richard Arnold, gerente de projeto da Autoridade Olímpica dos Jogos de Londres. "Decidimos construir essa arena temporária porque não queremos elefantes brancos. Depois dos Jogos, tudo será desmontado e poderá ser utilizado em qualquer lugar do mundo." A estrutura foi toda realizada em aço, com cobertura de plástico reciclável.

Apesar de ser chamada de Arena do Basquete, o ginásio também receberá o handebol – lá serão realizados os jogos semifinais e finais da modalidade. Na Paralimpíada, serão disputados os torneios de basquete e rúgbi em cadeira de rodas.

As partidas da primeira fase do handebol serão realizadas em outra instalação do Parque Olímpico, o Cooper Box. O ginásio é permanente, mas nem por isso deve ser um temido elefante branco. A ideia é que o espaço de 7 mil lugares, construído de acordo com os princípios de sustentabilidade (pouca utilização de energia elétrica e reúso da água de chuva, por exemplo), seja utilizado pela comunidade da área leste de Londres.