O Cianorte tem no banco de reservas a principal arma para passar pelo Juventude e ficar bem próximo do acesso na Série D do Campeonato Brasileiro. Formado no arquirrival do time gaúcho, o Caxias, o técnico Paulo Turra conhece e muito o adversário cianortense nas oitavas de final da quarta divisão nacional.
O gaúcho Turra jogou por dez anos no Caxias e era o capitão do time na conquista mais importante da história do clube, o Campeonato Gaúcho de 2000. Ele próprio reconhece que esse conhecimento todo em relação ao rival dos dois próximos domingos pode ser o diferencial no mata-mata.
''Conheço muito bem o Juventude. Conheço todo mundo lá dentro, conheço 90% dos jogadores e sei que é uma equipe de qualidade, que tem dois jogadores que atuaram em seleções de base. Conheço a mentalidade do treinador (Lisca), que gosta de trabalhar com jovens, de revelar jogadores. Portanto, não é um tiro no escuro e lógico que facilita'', ressaltou o treinador do time paranaense.
O Cianorte fez a terceira melhor campanha da primeira fase, com 18 pontos somados no grupo A7, atrás do Sampaio Correia, que fez 24, e do CSA, que somou 20. O Juventude se classificou como segundo melhor time do grupo A8, com 12 pontos. Mesmo assim, para o treinador, o que passou não terá influencia no que está por vir na competição. ''Agora, o que passou não vale mais nada. É outro campeonato. Estamos preparados. Vamos enfrentar uma equipe de história muito grande, que vem se recuperando na competição'', afirmou Turra, jogando a responsabilidade e o favoritismo para os gaúchos. ''Eles são os favoritos, são o time grande da Série D (o Juventude foi campeão da Copa do Brasil em 99), com um orçamento bem maior do que o nosso''.
A boa campanha do Cianorte na Série D pode tornar o time alvo agora nos mata-matas. Porém, não é esse o pensamento do treinador. ''Os outros times acham que fizemos essa campanha porque pensam que nossa chave era mais fraca. Tomara que continuem pensando assim mesmo e esqueçam de dar o real valor para a gente'', comentou Turra.
O primeiro jogo decisivo entre as duas equipes está marcado para domingo à tarde, no Estádio Alfredo Jaconi, em Caxias do Sul. Para a partida, Turra terá todo o elenco à disposição. O vencedor dos duelos entre Cianorte e Juventude enfrentará na próxima fase o ganhador da disputa entre Metropolitano (SC) e Mogi Mirim (SP), já valendo o acesso à Série C.