São Paulo - O Grêmio cumpriu sua missão e venceu o lanterna Figueirense ontem por 4 a 0, pela 18 rodada do Campeonato Brasileiro, no Estádio Olímpico. Com isso, a equipe gaúcha se consolida na quarta posição, com 31 pontos, e segue na briga pelo título, a uma partida da virada do turno. Além disso, parte com a confiança readquirida para o clássico contra o arquirrival Internacional, domingo que vem.
Desde o começo da partida, o Grêmio apostou nas jogadas de ataque, mas desperdiçou várias finalizações. A série de chances perdidas só acabou aos 35 minutos, quando saiu o gol de Elano. Ele teve o trabalho de rolar a bola para a rede após grande jogada de Anderson Pico e Marcelo Moreno, que cruzou para o meio-campo fazer 1 a 0. O segundo gol foi aos 40, com Leandro, que recebeu a bola de Marcelo Moreno no contra-ataque, driblou o defensor e chutou forte da entrada da área.
Com três mudanças de uma vez no intervalo, o técnico Hélio dos Anjos esperava mudar o Figueirense. Mas o time de Vanderlei Luxemburgo seguiu no controle da partida e ampliou logo aos 4 minutos, quando Marcelo Moreno ganhou a bola após vacilo da zaga e passou para Leandro, que chutou tranquilo para fazer 3 a 0. Aos 44, André Lima (em seu 100º jogo no time) pegou o rebote do goleiro Wilson e fechou o placar em 4 a 0.




EM PORTO ALEGRE

Grêmio 4
Marcelo Grohe; Edilson, Werley, Gilberto Silva, Anderson Pico, Fernando, Souza, Elano (Marquinhos), Zé Roberto (André Lima), Leandro (Marco Antônio) e Marcelo Moreno. Técnico: Vanderlei Luxemburgo

Figueirense 0
Wilson, Léo (Marquinhos), Fred, Guti, Guilherme Santos (Doriva), João Paulo, Diogo, Elsinho, Claudinei, Fernandes, Caio, Aloísio. Técnico: Hélio dos Anjos


Árbitro: Wilson Luiz Seneme (Fifa-SP)
Estádio: Olímpico
Gols: Elano, aos 35, e Leandro, aos 40 minutos do 1º tempo; Leandro, aos 4, e André Lima, aos 44 min÷utos do 2º tempo