O gol salvador foi marcado por Everton na prorrogação: expectativa gremista é  encarar o Real Madrid na decisão
O gol salvador foi marcado por Everton na prorrogação: expectativa gremista é encarar o Real Madrid na decisão | Foto: Giuseppe Cacace/AFP



São Paulo - Com direito a sufoco, sustos na defesa e clima de Copa Libertadores, o Grêmio conquistou uma vitória apertada sobre o Pachuca, do México, por 1 a 0, nesta terça-feira (12), na cidade de Al Ain, em sua estreia no Mundial de Clubes da Fifa. O triunfo, com gol somente na prorrogação, levou o time brasileiro à final da competição disputada nos Emirados Árabes Unidos.

O gol salvador foi marcado por Everton, que entrou no segundo tempo da partida, aos 4 minutos da etapa inicial da prorrogação. O suado triunfo teve cara de Libertadores com faltas duras, catimba de ambos os lados, reclamações contra a arbitragem e muita marcação em campo.

A forte disposição tática das duas equipes deixou a partida travada, com boa movimentação, mas poucas chances reais de gol. Com dificuldades diante do Pachuca, o Grêmio só conseguiu levar perigo em lances de bola parada. A equipe mexicana, liderada pelo meia japonês Honda (ex-Milan), atacou com mais facilidade, porém não aproveitou as suas chances.

Se o primeiro tempo foi marcado pelo clima de Libertadores, o segundo teve muito nervosismo e erros dos dois lados. As oportunidades se alternaram para as duas equipes, que precisaram da prorrogação para balançar as redes. Coube ao Grêmio decidir, em rápida cobrança de lateral de Cortez, que acionou Everton para o gol heroico.

Com a vitória, o time gaúcho agora aguarda pelo Real Madrid. Os bicampeões da Liga dos Campeões da Europa vão estrear nesta quarta-feira contra o Al Jazira, às 15 horas (de Brasília). O time espanhol, dos brasileiros Marcelo e Casemiro, é o atual campeão mundial. A final será às 15 horas deste sábado, em Abu Dabi.

ESTRELA
Na prorrogação, o técnico Renato Gaúcho surpreendeu ao trocar Edílson por Léo Moura na lateral direita. Mas foi outro jogador que entrou em campo no decorrer do jogo que decidiu em campo. Everton marcou o gol da vitória aos 4 minutos da etapa inicial do tempo extra. Cortez cobrou lateral com rapidez, pela esquerda, e acionou Everton, que entrou na área, cortou para dentro e bateu forte, para as redes.

Em Al Ain

GRÊMIO 0 (1)
Marcelo Grohe; Edílson (Léo Moura), Pedro Geromel, Kannemann e Bruno Cortez; Jaílson, Michel (Everton), Ramiro, Luan e Fernandinho (Rafael Thyere); Lucas Barrios (Jael). Técnico: Renato Gaúcho.

PACHUCA 0 (0)
Óscar Pérez; Martínez, González e Murillo; García (Sagal), Hernández, Aguirre (Erick Sánchez), Urretaviscaya (Germán Cano), Guzmán e Honda; Jara (Robert Herrera). Técnico: Diego Alonso

GOL - Everton, aos 4 minutos do primeiro tempo da prorrogação.

CARTÃO VERMELHO - Guzmán (Pachuca).
ÁRBITRO - Felix Brych (Fifa/Alemanha).
RENDA E PÚBLICO - Não disponíveis.
LOCAL - Estádio Hazza bin Zayed.