Unopar conta hoje com 20 ginastas do pré-infantil ao adulto para competições nacionais e internacionais
Unopar conta hoje com 20 ginastas do pré-infantil ao adulto para competições nacionais e internacionais | Foto: Gustavo Carneiro



O ano de 2016 tem sido de muitas conquistas e revelações para a equipe da ginástica rítmica (GR) da Unopar Londrina. Com títulos nacionais e internacionais e ainda a consolidação de alguns nomes para a GR brasileira, as londrinenses ainda têm desafios importantes até o fim da temporada.
Umas das equipes mais tradicionais do País, a Unopar conta hoje com 20 ginastas do pré-infantil ao adulto para competições nacionais e internacionais e 250 meninas no trabalho de iniciação e desenvolvimento em três polos de formação.
Última grande revelação da equipe, Heloísa Bornal, de 15 anos, consolidou as apostas no seu potencial e ganhou praticamente todas as competições que disputou. No Sul-Americano, realizado em outubro, na Colômbia, a londrinense foi campeã por equipes e no individual geral. Confirmando a sua condição de melhor ginasta do continente na categoria juvenil, foi ainda medalha de ouro nas provas de corda, arco e bola e prata nas maças.
Treinada pela ex-ginasta Dayane Camilo, Heloísa não tem folga e vai encarar mais três competições até o fim do ano: Jogos Escolares Brasileiros, Campeonato Brasileiro e Pan-Americano, no México. "Continuo treinando forte para não perder o ritmo. Se manter no topo não é fácil porque você passa a ser a ginasta a ser batida", apontou a menina, que não reclama da maratona de treinos. "É realmente puxada, mas uma vitória, uma conquista compensa tudo."
Se Heloísa já é uma realidade, o futuro começa a chegar para Julia Kurunczi, de apenas 10 anos. Outra revelação do trabalho da GR em Londrina, a menina foi campeã com a seleção brasileira no Sul-Americano e ainda medalha de bronze no individual geral, na categoria pré-infantil. A vaga no torneio internacional veio após a equipe da Unopar ter sido vice-campeã brasileira, em Manaus. Além de Júlia, o time londrinense, comandado pela técnica Juliana Coradine, teve ainda Gabriella Castilho, Emily Almeida e Ana Paula Benessi.
Nos Jogos Escolares do Paraná, para alunos de 12 a 14 anos, seis ginastas da Unopar foram campeãs da fase final representando o Colégio Estadual Dario Vellozo, onde todas estudam. O destaque da equipe foi Amanda Santos, de 13, que integrou a seleção paranaense e também venceu os Jogos Escolares Brasileiros, em João Pessoa. Treinada por Virginia Nobre, a equipe é formada ainda por Nicole Surmani, Nicole Pircio, Maria Luisa Dias, Brenda Rodrigues e Bruna Reis.
"O nosso volume de trabalho é grande, mas tem valido a pena já que muitas das nossas ginastas têm confirmado o seu espaço e favoritismo e as mais novas têm conseguido se preparar bem para o futuro. Esses resultados são graças ao bom trabalho que toda a nossa equipe desenvolve", afirmou a coordenadora de GR da Unopar, Márcia Aversani.