A equipe da Associação Londrinense de Ginástica Artística (Alga) embarcou ontem para Aracaju (SE), onde participa do Campeonato Brasileiro Infantil da modalidade, que será realizado de hoje a domingo. As três atletas do feminino e os quatro do masculino fazem sua estreia nacional na categoria, já que até o ano passado competiam na pré-infantil.
Durante todo o ano, o grupo de ginastas treinou forte para aperfeiçoar os novos movimentos exigidos pelo regulamento da categoria. E, com o campeonato, chega a hora de mostrar o resultado de tanta preparação, algo que nos últimos dias despertou ansiedade entre os atletas. "Eles estão muito bem preparados, mas bastante nervosos. Mas não cobramos resultados e sim que eles façam o que vêm fazendo nos treinos. Se merecerem, o resultado virá", afirmou o coordenador da equipe e técnico do masculino, Geisel Campos.
Para acalmar os nervos dos pequenos atletas, eles ainda terão pela frente dois treinos na capital sergipana, antes de, efetivamente, competir. O primeiro, hoje, é livre e serve como adaptação ao ambiente e a pequenas diferenças nos aparelhos. Já amanhã participam do treino de pódio, onde os árbitros avaliam a real capacidade dos ginastas em participar da competição. "Só pode participar quem já faz os movimentos corretos durante os treinos e é o técnico que se responsabiliza por isso. Também podem ser necessários ajustes, pois usamos o regulamento internacional e, às vezes, existem adaptações no regulamento nacional", explicou Geisel.
Entre os meninos, o grande destaque ainda é Lucas Galdino, campeão brasileiro na pré-infantil no ano passado. Conviver com essa responsabilidade parece não ser fácil para o garoto, que diz ter medo de esquecer algum movimento. Mas o garoto sabe que só há uma solução. "Vou dar o meu melhor e esperar por um bom resultado", destacou.
Outro que tem boas chances é Leonardo Iwama, que diz estar mais empolgado do que nervoso. "É o nosso primeiro brasileiro na infantil e vamos competir mais para pegar experiência. Se tiver algum resultado, melhor ainda". A equipe também conta com Victor de Souza e Bruno Negrão.
Para as meninas, o desafio é ainda maior, já que é a primeira vez delas no Campeonato Brasileiro. Até então, Victória Garcia, Ketellyn Félix e Natalia Souza já haviam participado do Torneio Nacional, onde o nível exigido é menor. "Quero fazer bonito e mostrar o que sei fazer, mas se ganhar uma medalha vai ser ótimo", afirmou Natália. A equipe feminina será dirigida por Felipe Lughese.