Arbitragem anulou gol do Criciúma após reclamações, mas nem o lance polêmico acordou a sonolenta equipe da casa
Arbitragem anulou gol do Criciúma após reclamações, mas nem o lance polêmico acordou a sonolenta equipe da casa | Foto: Ricardo Chicarelli


Se para muitos clubes jogar em casa é um fator decisivo, para o Londrina as partidas no estádio do Café têm sido um tormento. A derrota para o Criciúma, na última terça-feira (20), foi só mais uma entre tantas desde que o alviceleste voltou a disputar a Série B. Se nas nove rodadas iniciais do Brasileiro o LEC tem campanha de G4 como visitante, o desempenho como mandante deixa o time entre os quatro últimos.

Desde 2016, o Londrina fez 24 jogos no Café pela Série B. A equipe conquistou nove vitórias, oito empates e sofreu sete derrotas. Disputou 72 pontos e ganhou apenas 35. Um aproveitamento de 48%. No ano passado, foram oito vitórias, seis empates, cinco derrotas, o que resultou em uma campanha de 52%. O desempenho, porém, despencou nesta temporada. Em cinco jogos, uma vitória, dois empates e duas derrotas. Aproveitamento pífio de 33%.
"Precisamos ser mais frios para jogar em casa. Quando as coisas não dão certo o torcedor vai vaiar e não apoiar, é aí que o jogador precisa ter frieza para sair da diversidade e seguir no jogo", apontou o técnico Claudio Tencati, após a derrota para o time catarinense.

O revés na terça-feira fez o LEC cair quatro posições na tabela e estacionar em 10º lugar, com 12 pontos, com um aproveitamento de 44%. Se fosse levar em conta somente os jogos como visitante, o alviceleste seria o vice-líder já que somou sete pontos em quatro partidas, ficando atrás apenas do Internacional, que conquistou oito pontos, em cinco jogos. No entanto, o aproveitamento fora de casa do Tubarão é melhor em relação ao Colorado: 58,3% contra 53,3%.

Assim, o desempenho no Café impede que o Tubarão esteja entre os primeiros da tabela. O LEC tem a 17ª pior campanha como mandante, ficando a frente apenas de Figueirense, Boa Esporte e Náutico, que ocupam as três últimas posições na classificação da Série B.
"A falta de eficiência dos mandantes tem sido uma marca neste campeonato. Não é só um problema do Londrina", frisou Tencati. A afirmação do comandante alviceleste é verdadeira, mas apenas em parte. Dos dez jogos da última rodada, o América Mineiro foi o único a vencer em casa. Porém, a pontuação dos primeiros colocados mostra que ganhar diante da torcida é fundamental.

O vice-líder Guarani, tem 86% de aproveitamento jogando no Brinco de Ouro, em Campinas. O líder Juventude ganhou 80% dos pontos em Caxias do Sul e o Vila Nova, terceiro colocado, tem campanha de 66%, em Goiânia. Quem destoa um pouco é o Goiás, atual quarto colocado, e que conquistou 46% dos pontos em casa. Mesmo assim, a campanha é bem superior a do Londrina.

"O time vem jogando bem dentro de casa, mas o resultados não estão vindo e por isso se cria esta sina de não vencer no Café. Sabemos que ganhar em casa é fundamental em uma competição como esta. Agora é ver o que erramos para mudar esta sina diante do Juventude", ressaltou o atacante Fabinho. "Não podemos criar fantasmas, que tem sapo enterrado atrás do gol e coisas assim. Temos que focar mais e trabalhar mais. Todos nós. Jogadores, comissão técnica e o departamento de futebol", cobrou Tencati.

A chance para mudar estes números e fazer a torcida sorrir novamente é sábado (24), às 16h30, quando o time volta ao gramado do Café para enfrentar o Juventude, que está na ponta do Brasileiro.

Imagem ilustrativa da imagem Gangorra alviceleste