Rio - O técnico Jorge Barcellos anunciou ontem, na Granja Comary, em Teresópolis (RJ), a lista de 18 jogadoras que representarão a seleção brasileira feminina de futebol nos Jogos Olímpicos de Londres. Entre as convocadas, nenhuma surpresa e as principais destaques são Marta, que está no Tyreso, da Suécia, e Cristiane, que atua no Roosiyanca, da Rússia. A zagueira Renata Costa, nascida em Assaí e que joga no Foz Cataratas, também está entre convocadas.
Ambas são algumas das mais experientes do grupo. Mesmo com apenas 26 anos, Marta vai para a sua terceira Olimpíada e é a principal esperança da seleção, que ainda busca o seu primeiro ouro na competição. Situação semelhante à da atacante Cristiane, que tem 27 anos e também vai para seu terceiro Jogos.
A mais experiente do elenco, no entanto, é a meio-campista Formiga. Aos 34 anos, a jogadora do São José (SP)disputará a sua quinta edição de Jogos Olímpicos. Por outro lado, a seleção também contará com nomes como o da atacante Thaisinha, do Vitória, de Pernambuco, que tem apenas 18 anos e vai para sua primeira Olimpíada.
Esta será a quinta edição do torneio de futebol feminino em Jogos Olímpicos, sendo que a primeira foi em Atlanta, em 1996. Nas duas primeiras participações, o Brasil ficou na quarta colocação. Já nas duas últimas (Atenas, em 2004, e Pequim, em 2008), a seleção conquistou a medalha de prata, perdendo para os Estados Unidos em ambas as finais.
Antes de ir para Londres, as comandadas de Jorge Barcellos disputarão um torneio preparatório na Suíça, no qual enfrentarão Colômbia e Canadá. A estreia na Olimpíada será diante de Camarões, no dia 25 de julho. Além das camaronesas, as outras adversárias do grupo serão Nova Zelândia e Grã-Bretanha, dona da casa.