Imagem ilustrativa da imagem Fracasso no basquete derruba treinadores
| Foto: Alexandre Loureiro/Exemplus/COB
Rubén Magnano caiu após a decepcionante eliminação na primeira fase; seleção masculina era cotada no pódio



Rio de Janeiro - A frustrante campanha do basquete brasileiro na Olimpíada do Rio já provocou as duas primeiras vítimas. Ontem, em nota publicada em seu site oficial, a Confederação Brasileira de Basquetebol (CBB) anunciou a saída do técnico da seleção masculina, Rubén Magnano, e da feminina, Antonio Carlos Barbosa, após ambas as equipes nem passarem da primeira fase.
O contrato dos dois treinadores, conforme já estava previsto, se encerra em 31 de agosto. Assim, segundo informou a CBB, eles não serão renovados. A entidade, porém, ainda não informou quem serão os substitutos.
"São dois excelentes profissionais, medalhistas olímpicos e que deram sua contribuição para as equipes nacionais. Por isso, a Confederação agradece o profissionalismo e a dedicação de cada um. Como nos próximos meses não teremos nenhuma competição adulta, os substitutos serão definidos oportunamente", comentou Vanderlei Mazzuchini, diretor-técnico da CBB.
Vice-campeão do Mundial de Indianápolis, em 2002, e medalha de ouro nos Jogos Olímpicos de Atenas, em 2004, com a seleção argentina, Magnano foi contratado em janeiro de 2010 com a missão de tirar o basquete masculino brasileiro do ostracismo. E, no início, seu trabalho rendeu bons resultados. Após 16 anos, em Londres-2012, o Brasil voltou a disputar uma Olimpíada. Foi, ainda, sexto lugar no Mundial da Espanha, em 2014, e vencedor dos Jogos Pan-Americanos de Toronto, em 2015.
Magnano, porém, sempre precisou lidar com uma série de desfalques. Atletas que estavam na NBA chegaram a recusar convocações. Anderson Varejão e Tiago Splitter, outros dois que atuam nos Estados Unidos, sofreram lesões e não disputaram o Rio-2016.
Se o treinador levou o Brasil de volta a uma Olimpíada, não conseguiu colocar o time no pódio de uma grande competição. Ele deixa a seleção após a decepcionante eliminação na primeira fase da Olimpíada do Rio.
Barbosa, por sua vez, bronze nos Jogos Olímpicos de 2000, voltou ao posto no final de dezembro, durante um momento conturbado da seleção feminina. Mas, depois de amenizar o clima, ele viu a equipe perder todos os seus cinco jogos disputados na primeira fase da Olimpíada do Rio, de onde se despediu de forma vexatória.