Depois de um primeiro turno excelente, o Fluminense teve a chance de assumir a liderança do Campeonato Brasileiro em três rodadas. Agarrou a última e, naturalmente, não quer mais largar. E o técnico Abel Braga sabe o que isso quer dizer: "Agora é caça ao Fluminense", definiu o treinador. O primeiro duelo em defesa da liderança é neste domingo contra o Internacional, às 16 horas, no estádio Beira-Rio, em Porto Alegre. A seu favor, além da boa fase, deve ter o retorno do artilheiro Fred.

O goleador desfalcou o clube tricolor nas últimas rodadas do Brasileirão, com uma lesão na bacia. Mas treinou no fim da semana e garantiu ao técnico que vai para o jogo. "Ele está com muita vontade, quer jogar e vai jogar. Na fase atual da equipe, todos querem estar em campo", disse Abel Braga. O retorno do atacante é um alívio para a equipe que, por tantas rodadas, conviveu com uma enormidade de desfalques. E ainda assim chegou à liderança.

"É mais difícil se manter no topo", admitiu Abel Braga. "O momento é muito bom, mas estamos com os pés no chão. Não analisamos números e estatísticas, não queremos deixar essa empolgação pela liderança atrapalhar e nem achamos que tudo está resolvido", disse.

O treinador ainda não poderá contar com o meia Deco, que deve voltar a treinar com o grupo na semana que vem. Problema semelhante vive o Internacional, com muitos desfalques por lesões, convocações e suspensões. Mas Abel Braga não acha que, por isso, o Fluminense vai encontra facilidade.

"Basta lembra que já jogamos sem nossos principais jogadores também e não deixamos a peteca cair. Vamos enfrentar o grupo do Internacional e eles querem mostrar serviço para o Fernandão (técnico). Teremos o mesmo respeito como se fosse a equipe principal", disse Abel Braga, campeão mundial com o Internacional, em 2006. "Sei das dificuldades de se jogar no Beira-Rio".

Para o goleiro Diego Cavalieri, o Fluminense está no caminho certo. "Temos de continuar assim, porque a jornada até o fim do campeonato é longa e ainda tem muita coisa pela frente", afirmou.