O diretor técnico da Fundação de Esportes de Londrina (FEL), Claudemir Sattori, garantiu que não há risco de cancelamento no Fundo Especial de Incentivo a Projetos Esportivos (Feipe) em função da nova lei federal de licitações, que entrou em vigor no município no dia 1º de janeiro deste ano. Na última segunda-feira (20), a administração municipal anunciou o cancelamento de 82 projetos aprovados no ano passado no Programa Municipal de Incentivo a Cultura (Promic). Segundo Sattori, para que isso não acontecesse com o Feipe, foram realizadas algumas adequações no edital de acordo com a nova lei. "Enviamos para a procuradoria com as alterações e estamos aguardando o parecer, que deve retornar até a quarta-feira (22)", garantiu. Segundo ele, após o retorno, o edital será publicado no Jornal Oficial, em dois dias, e também disponibilizado no site da fundação.
De acordo com o diretor, o Feipe não será mais um termo de convênio, mas um termo de colaboração. "Algumas nomenclaturas saem e alguns documentos serão mais burocráticos. O documento do plano de trabalho do projeto, que antes não era necessário, será obrigatório. Já o plano de aplicação geral é similar ao que já tinha antes", adiantou.
O valor total previsto para o Feipe deste ano é semelhante ao disponibilizado no ano passado, em torno de R$ 3, 1 milhões. "Chamaremos os futuros colaboradores para uma reunião na FEL para explicar como deve ser a aprovação dele", apontou. Após a publicação do edital, os interessados podem encaminhar os projeto e depois de 30 dias os envelopes serão abertos. A análise será realizada por sete membros do Conselho Administrativo da FEL (Cafel), que escolherão os projetos mais completos.
No ano passado, dos 62 projetos apresentados para pleitear o recurso, 33 foram aprovados em um primeiro momento e todos os cinco programas do edital tiveram propostas habilitadas.