Para quem não conseguiu ingressos para a Copa do Mundo ou não faz questão de acompanhar as partidas nos estádios, a Fifa organizará as Fan Fests, que prometem contar com milhares de pessoas em locais específicos nas cidades-sedes.
A Fifa definirá todos os detalhes das Fan Fests em reunião no fim deste mês: qual será a capacidade em cada cidade-sede, quais serão os shows, quando serão e quantos dias cada uma das Fan Fests abrirá. O que está pré-definido, ainda esperando uma confirmação oficial, são os locais em cada uma das cidades.
Jérôme Valcke, secretário-geral da Fifa, deixou claro que serão permitidas outras transmissões em público que não tenham a chancela da Fifa, desde que não haja fins comerciais e com a condição de que sejam relatadas aos organizadores do Mundial as aglomerações com mais de 5 mil pessoas.
A Fan Fest tornou-se pela primeira vez parte do programa oficial da Copa do Mundo na Alemanha, em 2006. O sucesso da programação dos eventos levou à criação do conceito, desenvolvido posteriormente para a Copa 2010, quando não apenas as sedes sul-africanas, mas também seis locações internacionais sediaram o evento, que recebeu mais de 6 milhões de fãs do futebol durante 31 dias.
"O Brasil tem vocação para reunir pessoas em praça pública e vivenciar mega eventos. O brasileiro faz isto no Carnaval, São João, Reveillon e na Copa do Mundo não será diferente", disse o coordenador geral da Copa do Mundo no Paraná, Mario Celso Cunha, lembrando que "neste caso, a prioridade é o público, com a popularização da Copa, utilizando telões, shows, áreas de alimentação, quiosques dos produtos Fifa e banheiros químicos", afirmou.
O Fan Fest de Curitiba, por questões técnicas, será na Pedreira Paulo Leminski, de 12 de junho a 13 de julho, com sete dias de folga. Os artistas locais serão prestigiados e atuarão ao lado dos nomes nacionais. Outra preocupação do governo é com a questão da segurança. "Vamos estar com todas as equipes de segurança, incluindo Policia Militar, Civil, Federal, Científica, Corpo de Bombeiros, Defesa Civil e Guarda Municipal", disse Cunha. "Vamos também fazer simulações na área da saúde, envolvendo Samu, Siate, IML e Defesa Civil", afirmou.
A prefeitura de Curitiba, através da Fundação Cultural de Curitiba, está coordenando as ações de preparação da Fan Fest e deverá colocar catracas no local, além da distribuição de pulseiras para o controle do acesso, já que no local não cabe mais do que 20 mil pessoas por dia. Também serão instalados geradores para garantir a energia elétrica no local.