Piloto e navegador trabalharam juntos na equipe de Leandro Totti, no Brasileiro de Endurance; dupla já sonha com Dakar
Piloto e navegador trabalharam juntos na equipe de Leandro Totti, no Brasileiro de Endurance; dupla já sonha com Dakar | Foto: Marcelo Machado de Melo/FOTOP/Divulgação



Correr no Rally dos Sertões é o sonho de dez entre dez pilotos de aventura do Brasil. O maior rally das Américas atrai pela distância, pelas dificuldades, pelos percursos e pelas belas paisagens do Centro-Oeste brasileiro. Na edição histórica de 25 anos, que começa neste sábado (19), será a vez de dois londrinenses sentirem a emoção de pela primeira vez andar nos Sertões.

A dupla Mario Marcondes e Artemio Pauluci vai competir a bordo de uma Mitsubishi L200 Triton, na categoria Super Prodution. O Rally dos Sertões terá um percurso de 3,3 mil quilômetros e passará por oito cidades de Goiás, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. "Fiz uma viagem de moto para Argentina e Chile e acompanhei algumas etapas do Dakar. Isso despertou a vontade de disputar os Sertões. Na verdade, sempre quis andar em um rally. A meta seguinte será ir para o Dakar", conta o piloto e advogado Mario Marcondes, 57 anos.

No automobilismo desde 2001, competindo em carros de turismo e protótipos, tanto em provas de curta como de longa duração, Marcondes revela que este ano participou de algumas etapas do Brasileiro de Rally como preparação para os Sertões. "O nosso objetivo é chegar no final e ganhar experiência. Não estamos preocupados com pontuação. Se chegarmos ao fim e sem quebra do carro estaremos satisfeitos".

A dupla com o engenheiro mecânico Artemio Pauluci, 22 anos, surgiu quando os dois trabalharam juntos na equipe londrinense comandada pelo tricampeão da Fórmula Truck, Leandro Totti, no Brasileiro de Endurance. "No mesmo dia que decidiu ir para os Sertões, o Mario me ligou e me convidou para entrarmos juntos nessa", relata Pauluci, que será o navegador da equipe FD Team Competições.

O Rally dos Sertões terá início neste sábado com a tomada de tempo em Goiânia. Neste domingo (20), os competidores partem da capital goiana para a primeira etapa. A prova passará ainda pelas cidades de Goianésia, Santa Terezinha de Goiás, Aruanã, Barra do Garças, Coxim e Aquidauana. A chegada está prevista para o dia 26 em Bonito (MS).

Pauluci ressalta que as etapas do Brasileiro foram importantes para a preparação da dupla e ajustes dos últimos detalhes. "Fizemos estas etapas já com foco nos Sertões e foram muito importantes como aprendizagem. Evoluímos muito e chegamos bem entrosados e preparados", garante. "É um rally de muita resistência e a estratégia é fundamental. Não adianta ter só velocidade", aponta Marcondes.
Pauluci revela que a edição de 2017 traz algumas novidades em relação aos equipamentos utilizados na navegação. "Até 2016 havia mais de um tipo de aparelho navegador e agora foi adotado um único modelo e por isso é preciso se adaptar a ele. Como é uma prova longa alguns itens são obrigatórios nos veículos, como acessórios específicos, água, alimentos e ferramentas".