O filme "Borg vs McEnroe" levou para as telonas a histórica rivalidade do lendário Björn Borg com o novato John McEnroe
O filme "Borg vs McEnroe" levou para as telonas a histórica rivalidade do lendário Björn Borg com o novato John McEnroe | Foto: Divulgação



Em menos de um mês, dois filmes sobre tênis chegaram aos cinemas brasileiros: "A Guerra dos Sexos", sobre o histórico jogo de 1973 entre Billie Jean King e Bobby Riggs, e "Borg vs McEnroe", que abordou a rivalidade de Björn Borg e John McEnroe antes de se tornarem amigos.

Documentários, cinebiografias ou mesmo obras de ficção sobre esportistas sempre foram comuns na história do cinema, mas nos últimos anos parecem estar se acumulando. A lista é eclética e contempla várias modalidades esportivas. O mundo do boxe, que foi retratado em clássicos como "Touro Indomável" e "Rocky", foi o palco dos elogiados "O Vencedor", "O Dia Mais Feliz da Vida de Olli Mäki" e "Punhos de Sangue".

O futebol rendeu "Verão de 92", sobre o improvável título da Dinamarca na Euro daquele ano, "Pelé: O Nascimento de uma Lenda" e o nacional "Heleno". A Fórmula 1 saiu das pistas para as telas em "Rush: No Limite da Emoção", sobre a histórica rivalidade de James Hunt e Niki Lauda nos anos 70, e documentários e uma cinebiografia se debruçaram sobre as vidas de Ayrton Senna e dos fundadores da Williams e da McLaren.

Atletismo? Tivemos "Raça", que aborda a humilhação que Jesse Owens impôs às teorias racistas de Hitler na Olimpíada de Berlim, em 1936. MMA? Foi retratado no documentário "Anderson Silva: Como Água" e em "Mais Forte que o Mundo: A História de José Aldo". A relação dos irmãos Schultz, atletas olímpicos de luta greco-romana, com o milionário John du Pont, que acabou em tragédia, foi tema de "Foxcatcher: Uma História que Chocou o Mundo" e um documentário. Clint Eastwood reproduziu em "Invictus" a mobilização de Nelson Mandela para que o rúgbi unisse a África do Sul pós-apartheid.

E o Oscar de melhor documentário deste ano foi para "O.J.: Made in America", retrato da ascensão e queda de OJ Simpson, uma lenda do futebol americano. Essa modalidade e o beisebol inspiraram ainda "Um Homem Entre Gigantes" e "O Homem Que Mudou o Jogo", respectivamente.

"O esporte sempre teve algum envolvimento direto ou indireto com o cinema, por ter elementos que cinematograficamente funcionam muito bem, como superação e/ou fatos históricos importantes. 'A Guerra dos Sexos' está relacionado à afirmação feminina na sociedade e 'Borg Vs McEnroe' tem como atrativo a diferença de temperamento entre os dois tenistas", explica o crítico de cinema Marden Machado, que mantém o blog CineMarden no portal Bonde.

No Brasil, ele acredita que, apesar de o futebol ser o esporte nacional, há poucos filmes abordando a modalidade. "Nos Estados Unidos, há muitas produções sobre futebol americano e boxe", compara.

Danilo jogou no Londrina entre 2011 e 2013 e depois foi defender as cores da Chapecoense até o trágico acidente na Colômbia em 2016
Danilo jogou no Londrina entre 2011 e 2013 e depois foi defender as cores da Chapecoense até o trágico acidente na Colômbia em 2016 | Foto: Ricardo Chicarelli /25/01/2013



Danilo será eternizado em filme
O goleiro Danilo será eternizado no cinema com o filme "Goleiro". A produção irá contar a história do jogador desde o seu nascimento em Cianorte até a sua última partida pela Chapecoense. O goleiro foi uma das 71 vítimas fatais do voo que levava a delegação do time catarinense para a final da Copa Sul-americana na Colômbia. Sem combustível, o avião que levava o time catarinense caiu próximo do aeroporto de Medellín.

"Vamos contar a história do Danilo, a estrutura familiar em que ele foi criado, a importância dos pais e da irmã. Não é uma biografia e sim uma obra de ficção, baseada em fatos reais", frisou o diretor do filme, Thiago Di Melo.

Danilo atuou por vários clubes do futebol paranaense como Cianorte, Arapongas, Operário e no Londrina entre 2011 e 2013, de onde saiu para defender a Chape. O goleiro será interpretado nos cinemas pelo ator Klebber Toledo, que segundo Di Melo, foi escolhido por justamente ter aceitado em se "transformar" no goleiro. "Buscava alguém que realmente quisesse viver o Danilo, com seu porte físico, cabelo, tatuagens, trejeitos e gestos", revelou.

O filme será gravado em Chapecó e tem a previsão de lançamento para novembro de 2018, quando se completam dois anos da tragédia do voo da Lamia. A produção será lançada no Brasil e na Colômbia simultaneamente.

DICAS
"Forever Pure" (2016)
Documentário sobre a reação radical de torcedores do time de futebol israelense Beitar Jerusalem após o clube contratar dois jogadores muçulmanos

"Borg vs McEnroe" (2017)
Duas lendas do tênis de temperamentos completamente diferentes fazem duas finais de Wimbledon. Depois, viram amigos

"Ícaro" (2017)
Documentário sobre o esquema de doping na Rússia, planejado para o País brilhar nos Jogos de Inverno de Sóchi, em 2014