O Clube de Levantamento de Peso Olímpico de Londrina conquistou sete medalhas no Campeonato Aberto Sul Brasileiro de Levantamento de Peso Olímpico (LPO), disputado em Curitiba. A equipe londrinense é bicampeã paranaense e todos os seis atletas que estiveram na competição subiram ao pódio.
O time é comandado pelo técnico albanês Serafim Veli, que também competiu e garantiu o primeiro lugar na categoria elite até 105 quilos. Antes de se mudar para o Brasil, Veli conquistou diversos títulos nacionais na Albânia e na Grécia. Conquistaram o título também Thiago Pereira, no master elite, além do segundo lugar no sênior elite, Gleyson Stábile, na elite até 94 quilos, e Mário Marinho, na elite até 62 quilos. Já Fabio Matsuzaki, na master até 85 quilos, e Leandro Mota, na elite até 56 quilos, ficaram com o segundo lugar.
"O aproveitamento foi de praticamente 100%, já que ou ficamos em primeiro ou em segundo. Mostra que o trabalho está sendo bem feito", frisou Thiago Pereira. O atleta informou que a equipe existe há três anos, mas lamentou o pouco interesse pela modalidade.
"Talvez ainda existam alguns mitos sobre o levantamento, que levam as pessoas a ter medo de se machucarem e isso acaba afastando possíveis talentos. O índice de lesões é muito pequeno em comparação com outras modalidades e a própria saúde articular é mais saudável do que nas pessoas sedentárias", ressaltou.
O Clube de Levantamento de Peso Olímpico de Londrina tem uma parceria com a Associação Pé Vermelho de Esportes (APVE) e recebe recursos públicos por meio do Feipe (Fundo Especial de Incentivo a Projetos Esportivos) da Fundação de Esportes. A equipe realiza seus treinamentos na academia Crossfit Londrina.