O paranaense Gabriel Casagrande disse que treinos livres na sexta ajustaram carro para o classificatório deste sábado
O paranaense Gabriel Casagrande disse que treinos livres na sexta ajustaram carro para o classificatório deste sábado | Foto: Fernanda Freixosa/Vicar



Na reta final da temporada, a oitava etapa da Stock Car promete ser das mais disputadas neste domingo (10) no Autódromo Internacional Ayrton Senna, em Londrina. A corrida começa a partir das 13h. Os ingressos de arquibancada custam R$ 50.

Com 280 pontos e cinco corridas ainda em disputa até o fim do ano, a perseguição segue intensa ao líder do campeonato Daniel Serra, que soma 209 pontos. Logo atrás aparecem Thiago Camilo (192), Átila Abreu (167), Felipe Fraga (153) e Max Wilson (147). "A confiança é grande e o carro tem rendido bem até aqui. A meta é por um fim de semana positivo para tentar aumentar a vantagem na liderança", afirmou Daniel Serra, da Eurofarma.

Quem quer manter o bom momento na temporada e se aproximar da ponta é o quarto colocado Felipe Fraga. O piloto da Cimed Rancing venceu as duas últimas etapas e é o único que já ganhou três corridas na temporada. "A equipe vem crescendo na hora certa e tem demonstrado força para lutar novamente pelo título deste ano. As vitórias foram importantes nas últimas duas etapas e agora o foco é diminuir a distância para o líder", frisou Fraga, atual campeão da categoria.

Companheiro de Serra, Max Wilson está há 62 pontos do líder e sabe que buscar o maior número de pontos possíveis é fundamental para ainda seguir na briga pelo título. "Venho para buscar a vitória e com o objetivo de fazer o melhor para se aproximar dos primeiros colocados", declarou.

Quem se sente muito a vontade em Londrina é Cacá Bueno, que já venceu na cidade em quatro oportunidades (2002, 2006, 2011 e 2012) e neste momento é o sexto colocado, com 146 pontos. "A pista de Londrina é bastante especial e costumo conseguir bons resultados nela. O traçado possui a maioria das curvas de baixa velocidade e tem poucos pontos de ultrapassagem, por isso é importante começar bem", ressaltou o campeão de 2015.

PARANAENSES
A corrida é especial também para o paranaense Ricardo Zonta, 13º colocado, com 82 pontos. O piloto da Shell Racing revela que o carro tem tido bom desempenho, mas sofreu com alguns acidentes na temporada, que o impediram de estar mais próximo dos líderes. "O carro tem boa velocidade, mas faltou regularidade já que a Stock Car é muito competitiva", comentou o ex-piloto da Fórmula 1. "Gosto bastante da pista e tenho boas recordações, já que consegui vitórias pela F3".

Outro paranaense do grid é Gabriel Casagrande, da Vogel Motorsport, que ocupa a 10ª colocação do campeonato com 99 pontos. O piloto de Pato Branco disse que os treinos livres de sexta (8) foram importantes para acertar o carro para o treino classificatório na tarde deste sábado (9). "Treinos servem para avaliar e testar, principalmente, o desgaste e o comportamento dos pneus neste calor escaldante. O tempo na pista que contará é do próximo treino que define o grid de largada".

Londrinenses correm em casa na Turismo
Apesar de não ter nenhum londrinense no grid da Stock Car, a torcida já tem para quem torcer no Autódromo Internacional Ayrton Senna neste fim de semana. Os londrinenses Lucas Peres e Guto Matiazi, da equipe L3 Motor Sports, estarão em ação no Campeonato Brasileiro de Turismo, a categoria de acesso à Stock Car.

A competição está na sua sexta etapa de um total de oito e Peres espera ter o apoio da galera para conquistar o seu primeiro pódio na temporada. Debutante no campeonato, assim como a equipe, o piloto teve vários problemas ao longo das corridas, o que comprometeu os resultados até aqui. "A temporada tem sido bastante difícil, mas estamos evoluindo tanto eu como o carro", afirmou o piloto de 25 anos, que começou no automobilismo aos 16 correndo na Speed Fusca. "Fazemos todos os nossos treinos aqui. Estamos em casa e esta é a pista que eu mais conheço, então espero ter um bom fim de semana".

Peres ressalta a competitividade da categoria e o alto nível dos concorrentes pelo pódio. Por isso, quer ver o autódromo lotado para ser mais um incentivo para a dupla londrinense que corre em casa. "Disputo com vários pilotos muito mais experientes que eu, mas estou confiante em um bom resultado. Espero o apoio da galera e quero ver este autódromo cheio", frisou.

A programação do Brasileiro de Turismo prevê a primeira etapa neste sábado (9), às 14h40, e a segunda neste domingo (10), às 8h20. (L.F.C.)