Depois de quase três anos, o londrinense Rafinha está de volta a seleção brasileira. O lateral-direito do Bayern de Munique, de 31 anos, foi uma das grandes novidades da convocação do técnico Tite para os amistosos contra a Argentina e a Austrália, em Melbourne, nos dias 9 e 13 de junho, ao lado de Rodriguinho, do Corinthians, e David Luiz (Chelsea). Outro londrinense na seleção será o volante Fernandinho, nome constantemente chamado pelo comandante da Amarelinha.
Rafinha atuou pela última vez com a camisa verde e amarela em 2014, mas sua última convocação aconteceu em setembro de 2015 para as Eliminatórias Sul-americanas para a Copa do Mundo da Rússia. Na ocasião, o lateral enviou um pedido de dispensa a CBF e abriu mão do chamado do técnico Dunga.
A especulação era que o londrinense tinha interesse em defender a seleção da Alemanha e não poderia atuar em uma partida oficial pelo Brasil. O jogador, porém, se defendeu alegando que na oportunidade era apenas a quarta ou quinta opção para a posição e que queria se concentrar no trabalho no Bayern. "Conversei com ele por telefone. Me disse que foi um mal entendido em situação anterior", afirmou o técnico Tite. "O Rafinha tem 135 jogos, é campeão alemão."
O melhor momento de Rafinha na seleção foi na Olimpíada de Pequim, em 2008, com a conquista da medalha de bronze.
O lateral comemorou o retorno à seleção brasileira, que coroa mais uma temporada vitoriosa pelo Bayern de Munique. "Estou muito feliz, a convocação veio em uma hora fantástica e em um momento especial de final de temporada onde conseguimos o pentacampeonato alemão", apontou. "Não tem notícia melhor que essa (volta à seleção). Espero aproveitar a chance e buscar meu espaço".

Imagem ilustrativa da imagem Dupla londrinense na seleção



PRESTÍGIO
Apesar do técnico Tite ter poupado alguns jogadores que atuam no futebol europeu e ter chamado atletas novos para testá-los, o volante Fernandinho está mais uma vez entre os escolhidos pelo treinador. O londrinense, que atua no Manchester City, ficou fora de apenas uma convocação desde que Tite assumiu a seleção brasileira, em julho do ano passado.
"A concorrência na seleção é muito grande e quando você é convocado com frequência significa que o trabalho está sendo bem feito", afirmou o jogador em entrevista à FOLHA.
A chegada de Tite transformou o futebol do Brasil, que conseguiu oito vitórias seguidas na Eliminatórias e garantiu a vaga para a Copa do Mundo da Rússia com quatro rodadas de antecedência. Para Fernandinho, o desempenho da equipe é a consequência de um padrão e estilo de jogo definidos.


"Tite sempre trabalha assim nos clubes e agora na seleção. A qualidade dos jogadores brasileiros faz a diferença. O Tite convence o jogador que atuando daquela forma o resultado vai aparecer. E foi isso que aconteceu", frisou.
Fernandinho espera que este dois amistosos sejam mais uma etapa importante para a formação de um grupo sólido visando a Copa do Mundo e comemora a oportunidade de reencontrar o seu amigo Rafinha.
"A última vez que estivemos juntos foi em 2014 na África do Sul. Ele é um jogador e uma pessoal especial. Tenho um carinho muito grande por ele", ressaltou. "Nos conhecemos desde os 14 anos quando jogávamos no PSTC e pegávamos ônibus juntos para ir treinar. É um cara do bem e que passa uma energia muito boa. Espero que possamos caminhar juntos na seleção e representar Londrina e Paraná". "O Fernandinho já fez uma carreira e trajetória brilhantes na Seleção e fico feliz de reencontrá-lo. É um amigo, companheiro e conterrâneo", frisou Rafinha.(Com Agência Estado)