O sonho de ser jogador de futebol profissional pode se tornar uma realidade para Benjamim Ribeiro, 10 anos. Pelo menos no que depender das suas características biofísicas encontradas nas suas impressões digitais. "Ele tem como pontos positivos a velocidade, a boa resistência aeróbica e a força, sem necessariamente ganhar tanta massa muscular. Ele tem também uma presilha radial", afirmou Alexandre Heberle, engenheiro de software e que participou do processo de informatização do Leitor Dermatoglífico.
"Eu jogo como zagueiro e me inspiro no David Luiz", apontou o menino, que pratica futebol e tênis. Já o irmão mais novo, Frederico, sete anos, tem a coordenação motora como um dos pontos fortes. "A coordenação é você conseguir fazer o mesmo movimento, várias vezes e com eficiência. Talvez o indicado para ele seja modalidades que exijam trabalhos repetitivos", ressaltou Heberle."A dermatoglifia nunca é excludente e tem como meta apresentar novos esportes e possibilidades para direcionar o bem estar e a promoção da saúde".
A mãe dos garotos, a advogada Elizângela Ribeiro, 39, se entusiasmou com a possibilidade de antever as características físicas do filho, como forma de planejar o desenvolvimento esportivo das crianças. Elizângela também passou pelos testes, que mostraram que ela tem características que garantem uma boa resistência aeróbica, velocidade e força. Por outro lado, a coordenação precisa ser trabalhada. "Acho que estou no caminho certo então. Faço atividades funcionais e corridas de dez, doze quilômetros. Chego no fim do treino e não me sinto acabada", revelou. (L.F.C.)