Sentido!
Nem as declarações de Neymar provocaram tantas polêmicas. No pódio, medalhistas brasileiros prestaram continência enquanto cantavam o hino nacional, provocando euforia em uma turma e revolta em outra.
Guerra fria nas Olimpíadas. Voltamos 30 anos no tempo para o período de boicote dos Estados Unidos e União Soviética aos Jogos em Moscou-80 e Los Angeles-84.
A questão é mais simples que parece, mas os extremos sempre complicam as coisas por falta de equilíbrio. Em 2008, os ministérios do Esporte e Defesa criaram o Programa Atletas de Alto Rendimento das Forças Armadas com o objetivo de investir em potenciais medalhistas com necessidade de recursos e infraestrutura para treinamento.
A partir do "alistamento", o atleta ganha a patente de terceiro-sargento, salário de R$ 3.200 e pode utilizar as instalações das Forças Armadas. Sem uma remuneração mensal e locais adequados para preparação, muitos medalhistas não teriam condição de chegar até o pódio. Ou seja, a continência é um agradecimento e reconhecimento dos atletas. Nada mais do que isso. Neymar e sua turma não baterem continência, pois possuem altos salários nos clubes. Outra realidade.
Com quase 20 medalhas, recorde de ouros, o programa deu os seus frutos. As Forças Armadas foram criticadas por "pegar atletas prontos" e "não investir na base". Agora, chegamos ao ponto que deveria receber mais atenção do que bater ou não continência. Investimentos! Independente da posição ideológica do governo, os atletas de alto rendimento e jovens na base precisam de recursos. A medalha inspira os mais novos e o esporte tem o poder de tirar uma menina negra da Cidade de Deus e transforma-la na melhor do mundo na sua modalidade. Aliás, a judoca Rafaela Silva faz parte do programa das Forças Armadas.
O problema é que ao invés de ampliação de recursos, o governo federal já fala em cortes após os Jogos no Rio. O Brasil fez bonito em casa, mas já deveria começar o planejamento para o Japão-2020. Menos da velha política partidária e mais recursos. É isso que o esporte brasileiro precisa. Esse caminho também passa pelo combate à corrupção para que os investimentos façam diferença.

OURO
A medalha de ouro significa o resgate da autoestima e do futebol ofensivo no Brasil. Parabéns ao Rogério Micale, que começou a carreira de treinador em Londrina, e deixará uma boa base para a primeira convocação de Tite. Novos tempos para o nosso futebol e boa semana.