Carlos Henrique balançou as redes pela primeira vez no LEC e acabou com jejum de três meses
Carlos Henrique balançou as redes pela primeira vez no LEC e acabou com jejum de três meses | Foto: Marcos Souza/Nascimento Souza Press/Estadão Conteúdo



A vitória por 1 a 0 sobre o Goiás no Serra Dourada na terça-feira (18) confirmou a ótima fase vivida pelo Londrina na Série B. O time conseguiu o embalo desejado por todos e chegou a quarta partida sem derrotas. Está a um ponto do G4 e pode entrar no grupo dos quatro melhores se vencer o lanterna Náutico, no sábado (22), no estádio do Café.
O LEC conseguiu dez pontos nas últimas quatro rodadas e chegou aos 23, ocupando a sexta colocação, a sua melhor posição até aqui no Brasileiro. O alviceleste tem apenas um ponto a menos que CRB (4º) e Internacional (5º). Guarani, Juventude e América-MG somam 27 e ocupam os três primeiros lugares, respectivamente.
"O time retomou a confiança. A Série B é muito difícil, mas a gente tem conseguido a cada jogo mexer com os jogadores para eles reagirem. Isso tem sido muito importante para o trabalho", afirmou o técnico Claudio Tencati, depois do triunfo em Goiânia.
As últimas rodadas têm mostrado a força do elenco alviceleste. Oito jogadores diferentes marcaram os gols do LEC nesta sequência vitoriosa (Jonatas Belusso, Jumar, Wellisson, Celsinho, Reginaldo, Matheus, Ayrton e Carlos Henrique). Com desfalques em várias partidas, Tencati tem apostado em jogadores pouco aproveitados e até contestados pela torcida. Em Goiânia, algumas das novidades foram Rafael Gava e Carlos Henrique. O meia iniciou a jogada que resultou no gol do centroavante.
"Nós vinhamos buscando este equilíbrio e está sequência de vitórias. Agora é manter os bons resultados e fazer o nosso dever em casa diante do Náutico. Sempre trabalhei muito para estar pronto para aproveitar a oportunidade", frisou Gava, titular pela primeira vez na competição.
No LEC desde 2015, Gava perdeu rendimento nesta temporada, chegou a treinar em separado e caiu em desgraça com o torcedor. Até agredido foi no aeroporto, após a eliminação na Copa do Brasil.
"As críticas também servem de aprendizado. Não concordo com muitas coisas que dizem. Estou aqui desde 2015, joguei a maioria das partidas e acredito que mais ajudei do que atrapalhei o clube. Mas, o torcedor é movido pela paixão e temos que aceitar. Agradeço a confiança do Tencati e dos meus companheiros no meu futebol", desabafou o meia.
Nas quatro rodadas restantes para fechar o primeiro turno, o LEC enfrenta o Náutico e depois pega três times que estão na parte de cima da tabela: América-MG, Guarani e Vila Nova. Por isso, o objetivo é não vacilar diante do lanterna em casa. "É um time que está na zona do rebaixamento e por isso temos que pensar só na vitória. Há uma pressão pelos tropeços em casa, mas a responsabilidade no sábado é toda nossa", apontou Rafael Gava.

Centroavante comemora gol e projeta sequência
Carlos Henrique, 22 anos, chegou ao Londrina como um dos principais reforços para a Série B do Campeonato Brasileiro. O atacante, porém, demorou para entrar em forma e teve poucas oportunidades. No Serra Dourada, na última terça-feira (18), ele substituiu Safira no segundo tempo e 20 minutos depois de sair do banco, marcou o gol que garantiu a quarta vitória alviceleste fora de casa no Brasileiro.
"O gol foi muito importante para mim. Vinha me cobrando por isso e saiu no momento certo já que agora encostamos no G4", comentou o jogador que vivia um jejum de três meses sem marcar.
Carlos Henrique foi um dos destaques do PSTC no Campeonato Paranaense, apesar do rebaixamento do time de Cornélio Procópio, ao marcar três gols. A boa atuação também contra o São Paulo na Copa do Brasil, no estádio do Café, foi outra credencial para a sua contratação pelo LEC. "A oportunidade foi importante para mostrar o que a gente vem fazendo durante os treinos. Nada é por acaso e é fruto do trabalho. Procurei aproveitar da melhor maneira possível a chance e fui feliz no cabeceio", lembrou.
O atacante reconheceu que chegou ao Londrina longe da condição física ideal e por isso precisou fazer um trabalho intensivo. "Quero agradecer a todos os profissionais do clube, que fizeram um trabalho especial comigo. Agora, me sinto bem e estou apto a atuar quando o Tencati precisar".
Para a partida diante do Náutico, o desfalque será o volante Jardel, suspenso com o terceiro cartão amarelo. Por outro lado, o meia Celsinho, que estava suspenso em Goiânia, volta a ficar a disposição. (L.F.C.)