São Paulo - Em discussões iniciais sobre o planejamento para a próxima temporada, direção e comissão técnica do Corinthians acreditam, de um modo geral, que reforçar o elenco com jogadores que suportem a pressão de uma Copa Libertadores será elemento importante na busca por reforços.

Essa conclusão se fortaleceu nos últimos cinco jogos, em que o time mais regular do futebol brasileiro em 2017 só conseguiu uma vitória. A citação a nomes "cascudos", que conseguem manter o mesmo nível de desempenho em situações extremas, leva a dois ídolos recentes do Corinthians e também a outro que parou no rival como exemplos de atletas dessa classe.

Campeões da Libertadores 2012, o meia Danilo e o atacante Emerson Sheik, de personalidades distintas, se caracterizavam por esse espírito. O primeiro deles ainda segue no clube, curiosamente, mas já tem 38 anos e passa por momento difícil no ponto de vista físico.

No que diz respeito à montagem para o próximo ano, por ter 99% de chances matemáticas de disputar a Libertadores, o Corinthians quer acelerar definições para entregar, em janeiro, um grupo de atletas prontos para a pré-temporada. Até o momento, se fala em cerca de cinco reforços, além de reposições à eventual vendas de titulares.